segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Vigarice

Parece generalizada a ideia de que viagrizar o próximo, burlar, mentir para tirar benefícios próprios, é prática corrente. Pior, para mim, é que há quem  ache que mais grave do que roubar é, imagine-se..., deixar-se apanhar!! Um dos meus alunos, já adulto e com direito a voto, ao comentarmos o caso Duarte Lima, afirmou: "Pior que ter burlado, é ser burro! Então um homem com aquela massa toda fica em Portugal à espera de ser preso?! Se fosse eu, era já um marajá num oásis distante!" - Obviamente, são afirmações impensadas, para fazer conversa apenas. Mas as palavras deste jovem ficaram a ecoar dentro de mim: - "Se fosse eu..."
Como é possível que haja tanta mentira e vigarice na alta esfera, eu até compreendo. Basta olhar a forma como sempre (ou quase) governantes e dirigentes enriquecem. O que eu não compreendo, ou o que me incomoda, é o facto destes comportamentos estarem a ser aceites com um simples encolher de ombros pela sociedade.
Não sei se Duarte Lima matou, ou não. Mas gostava de perceber como foi possível enriquecer tão rapida e eficazmente aos olhos de todos... Infelizmente, não foi o único. Tenho medo de ver surgir uma caça às bruxas, de ver perseguir todos os dirigentes, mas, simultaneamente, não percebo porque continua a ser possível saltar de governos para empresas, usufruir de chorudos ordenados trabalhando pouco ou, o que é para mim ainda mais surpeendente, como é possível haver pessoas que sabem de tudo, e que tão depressa são ministros como administradores de empresas...
Neste momento, com a crise instalada e para ficar, com a Troika a sufocar tudo e todos, com os tecnocratas aos comandos, apavora-me o facto de existir. Tenho medo de muita coisa. Sinto-me ameaçada e, sem dúvida, tenho medo que a vigarice vença sempre...

2 comentários:

  1. "Desgraçado está o país que, em vez de produzir riqueza, produz ricos". Aí está uma grande verdade.
    Este senhor se não matou, o dinheiro que "juntou",incrimina-o à mesma! O carácter dele, pelo que se aprecia, é cinzento muito escuro...Deus nos livre!!
    Pena, tanta vigarice num país tão lindo. Deviam disseminar tudo que fosse vigarista...até pelo facto de darem maus exemplos aos «homens do amanhã»!

    ResponderEliminar
  2. Eu continuo a acreditar que, tal como o azeite, a verdade, cedo ou tarde, virá ao de cima.

    O grave é a quase concordância, por um grande número de pessoas, pelo roubo e apenas serem criticados por se terem deixado apanhar.

    Ou como no caso do Isaltino, as pessoas votaram nele admitindo que roubava, mas como tinha feito obra...

    São os fins a justificarem os meios.

    Pobre sociedade, pobre civilização, pobre de mim...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar