quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ainda há esperança? Ou há malucos?


Vai acontecer, em Portalegre, o Congresso dos Centros de Formação de Professores. Aparentemente,   é só mais uma iniciativa, diz respeito a um grupo profissional, não interessa à opinião pública em geral. Mas eu acho que não é bem assim... Os professores, uma das classes profissionais mais maltratada e insultada nos últimos anos, são pilares da sociedade e, cada vez mais, dão mais do que recebem. À escola, à pública (claro) pede-se tudo: - Que seja inclusiva, que tenha sucesso, que substitua a família em falência, que contribua para o desenvolvimento da sociedade, que resolva problemas sociais, que viva sem dinheiro. Aos professores exige-se disponibilidade constante, entrega a 100% e até, imagine-se, que aceitem ser enfiados em POTE (ou seja: Plena Ocupação dos Tempos Escolares) num banho em Nuno Crato (porque se fosse Maria até seria saboroso). Em troca, dá-se-lhes nada. Ou, melhor, dá-se-lhes desprezo, humilhação e insultos.
Talvez por ser professora, com certeza por ser cidadã, vejo com muita apreensão o estado da escola pública, olho com descrédito as recentes medidas, e desespero com o facto de até na educação o dinheiro ser o Valor primeiro. Recentemente, e uma vez mais, foram publicados os rankings que, entre outras coisas, provaram que há dois países chamados Portugal: - O país dos ricos e privados, o dos pobres e públicos. Ora, é neste ponto de situação que, em Portalegre, nesta cidade onde é comum dizer-se que nunca acontece nada, se vão reunir cerca de 100 professores diferenciados para pensarem, discutirem, e procurarem a melhoria do processo de formação contínua de professores e, consequentemente, do ensino e aprendizagem. Acho que merece  destaque o facto de ainda haver quem, com tanta contenção e injustiça, se disponha a investir o seu tempo, e o seu dinheiro, em sessões para melhorar profissionalmente! Penso, sinceramente, que o Congresso dos CFAE em Portalegre deve ser encarado como uma luz num quotidiano muito negro.  Afinal, parece que nem todos desistimos de lutar e viver, parece que ainda há quem pense que vale a pena continuar a lutar por um país com mais sentido, com mais qualidade e maior competência!
Para além do valor científico deste Congresso, penso que Portalegre deve estar atento a uma iniciativa que vai trazer gente de fora ( os estrangeiros de Os lagóias e os estrangeiros?), que vai criar movimento, e provocar consumo. Muitas destas pessoas que, agora, nos visitam, vindas de todo o país, incluindo as ilhas, poderão voltar se forem bem acolhidas, se se sentirem bem-vindas! Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, Portalegre deve estar atenta a uma oportunidade de se mostrar e de se promover! Se eu mandasse, todos os professores teriam dispensa de aulas para poderem participar. Mas, feliz ou infelizmente, eu não mando nada...

2 comentários:

  1. 'É urgente inventar alegria,
    multiplicar os beijos, as searas,
    é urgente descobrir rosas e rios e
    manhãs claras'

    E.Andrade

    Mil Beijos..

    ResponderEliminar
  2. Uma oportunidade para esta cidade se poder valorizar um pouco mais e ser atracção de mais pessoas.

    Bjs

    ResponderEliminar