terça-feira, 13 de novembro de 2012

Não faz mal nenhum!

Entro na sala escondendo o sorriso. Ralho para disfarçar a ternura, dito o sumário numa pressa fingida e começo a tentar - TENTAR - que os meus meninos cresçam, que me sigam nas leituras, que não se percam nos desafios que lhes lanço. São alunos de 10º ano, são a minha direcção de turma (os meus meninos), são os alunos que, este ano, me fazem companhia na viagem de aprender.
Lemos crónicas, comentamos, partilhamos ideias e sonhos e, como posso, vou puxando as conversas para a vida, vou despertando para Valores e destacando a amizade. De repente, há um aluna que, calmamente, põe creme na cara. Devolvo a minha indignação. Será normal? Sera que a culpa é minha? Esbarro com as respostas...Lá vem o habitual não faz mal nenhum. E por não fazer mal nenhum, muitas enormidades se tornam rotinas e muitas aberraçoes fazem norma.
Gosto dos meus alunos, um gostar de verdade que me faz sentir bem com eles, que me faz levantar e ir trabalhar com entusiasmo, que me faz, muitas vezes, ficar até de madrugada preparando aulas. Mas não sou capaz de calar a minha revolta, a minha indignação, a minha tristeza, quando jovens de 15 e 16 anos aproveitam as aulas para se maquilharem. E sei porque não tolero! É que estou muito farta FARTA mesmo, de uma Escola maquilhada...

6 comentários:

  1. Nós também gostamos da setôra!
    João

    ResponderEliminar
  2. MAS, AGORA, O PESSOAL MAQUILHA-SE DENTRO DA SALA DE AULAS??!! E COM O PROFESSOR LÁ DENTRO?!!

    ResponderEliminar
  3. Bem, Luísa, não te admires... A minha amiga H.H. teve uma cena dessas com a aluna a pintar as unhas e ainda ficou ofendida. Mas ela fez como tu: indignou-se e...ralhou!
    Mas vejo que tens bons alunos, que te respondem, que são amigos e ainda vão ser mais, no final do ano!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nos dias de hoje nada "faz mal nenhum".Podem maquilhar-se, podem falar com o professor de igual para igual, podem respondermal,podem sermal criados... Simplesmente porque não faz mal! Ainda ontem tive uma E.E. que foi falar comigo porque o filho foi suspenso um dia por ter sido incorrecto com uma das professoras. Ela estava toda indignada porque se o menino não tinha dito nenhuma asneira (leia-se palavrão) nem feito "nenhuma asneira com os dedos"(palavras dela) então não era razão para ser suspenso. Que era exagero da minha parte(enquanto DT) e da escola...
    Elas começam cedo...
    Se alguma vez eu no 10ºano andava maquilhada!! Uma vez tive uma briga com a prof de filosofia(sabes bem de quem falo) porque pus batom do cieiro quando estava a entara na sala(ainda nem estavamos sentados). Remédio santo, NUNCA MAIS repeti!
    Será que essa tua aluna vai voltar a fazer ou serviu-lhe de emenda??
    Beijos

    ResponderEliminar