domingo, 19 de maio de 2013

Dava Grandes Passeios ao Domingo (Régio perdoa-me o "roubo")

 Caminhava no vazio. Espaços conhecidos, memórias, ausências, presenças sempre adiadas, e ainda assim desejadas, histórias de uma vida que começava a ter o início excessivamente longe. Mãos nos bolsos, talvez evitando vê-las vazias, e o olhar cheio de sonhos e desejos. Se são a mesma coisa? não sabia. Talvez sim, talvez não. Talvez, pensava muda, os desejos fossem mais irreais do que os sonhos, só para contrariar a lógica. Ela desejava impossíveis. Presenças que sabia longe, conversas que sabia irrepetíveis. Sendo assim, porque estava ali, porque tinha os óculos escuros no dia cinzento? Porque, convencia-se, a vida fazia sentido e existir tinha de ser mais do que respirar. Ouvia na memória a voz amiga, "Deus dá-nos, diariamente, 24 horas limpinhas a estrear!" - e queria acreditar nas palavras tantas vezes ouvidas, segurar-se na fé que sentia frágil.

Caminhava esgotando mais um domingo, a missa cumprida, o café intenso tomado entre a conversa obrigatória: - as eleições autárquicas! Que a senhora doutora tinha razão, o Partido tratara-a mal, ela fazia muito bem em avançar para os fazer perder. E ela a discordar. Segura de que, enquanto os interesses colectivos não se sobrepuserem aos umbiguismos, não se construirá uma melhor sociedade... E o buraco a receber mais lixo, destroços de esperança. A vontade de conversar a morrer também, o culto da solidão a fazer-lhe bem. 

No final da rua, depois do Pelourinho, a muralha que sabia de cor. O espaço que era seu. Sentou-se junto ao Parque Infantil e deixou a memória soltar-se. Sabia bem que a vida é irrepetível, mas aprendia, diariamente, que é pelo sonho que se vai...

5 comentários:

  1. Mais um texto delicioso. Mesmo seu!

    Ana

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de viver a olhar para trás e acho que deve também olhar para a frente. Merece realizar os seus sonhos!
    Merecemos todos, os portugueses que sofrem...

    Teresa

    ResponderEliminar
  3. Que os sonhos se realizem breve, muito breve...

    ResponderEliminar
  4. Um belo texto! Puxa pelo teu coração, amiga!

    ResponderEliminar
  5. Setôra, vamos embora - A Senhora é o "caminho" !!

    ResponderEliminar