quarta-feira, 29 de maio de 2013

Modernices

Quem, como eu, é professor pelo menos há dez anos, compreenderá bem este meu desabafo. De vez em quando, aparecem umas modernices que nos fazem ou sorrir, ou protestar indignadas. Ora eu, quando me falam em psicólogos e novas teorias, fico logo a tremer com medo de mais modernices... De facto, e querendo acreditar que a psicologia é uma área fundamental e, por isso mesmo, os psicólogos profissionais muito competentes e necessários, não consigo acreditar, nem sequer seguir, as mais recentes orientações. Ouvir dizer que um miúdo tagarela e mal educado, insolente, não cumpridor e irresponsável, é sempre um hiperactivo, deixa-me desesperada! Com certeza, haverá crianças hiperactivas. Como, com certeza, existem crianças com defice de atenção e, por isso, dificuldade de concentração. Mas não acredito que seja a maioria! Em vez de psicologias e diagnósticos pomposos, é necessário que se imponham regras e se recupere a autoridade! É urgente que os pais ajam como educadores, e não como amigos mais velhos, e que os professores possam educar e não marcar consultas nos psicólogos.
Peço perdão a quem a esta hora está chocado com o meu conservadorismo mas, e falo com experiência, tenho a certeza que se poupava muito dinheiro e se resolviam muitos problemas. (Os psicólogos que me desculpem...)

2 comentários:

  1. E se em vez de tantas psicologias utilizassem a velha estratégia de uma boa bolacha, também não morria ninguém...

    Teresa

    ResponderEliminar
  2. É quase como às "criadas" do antigamente que passaram a "empregadas domésticas" e agora têm o nome pomposo de "técnicas auxiliares de limpeza", ou os antigos "almeidas" que limpavam as ruas das cidades que foram promovidos "agentes de saneamento básico" e mais um etc de superficialidades e de maquilhagens bacocas...

    ResponderEliminar