sexta-feira, 24 de maio de 2013

O limite

Quando somos miúdos estamos habituados, (hoje poucos estão!) a ouvir um "Basta!" definitivo. É o momento em que sabemos, ou intuimos, que devemos mesmo parar de esticar a corda ou vai o caldo entornar-se para o nosso lado... Depois, ao longo da vida, somos nós que vamos impondo os nossos limites e, muitas vezes, dizemos a nós próprios que "foi demais", numa afirmação que nos obriga, ou motiva, para mudanças profundas. Todos temos, penso eu, uma linha que marca o limite!
É grave quando, de repente, parece que essa linha se apaga, ou simplesmente se torna inexistente, na vida das gentes, na sociedade em geral.
Creio que foi o que aonteceu ao Miguel Sousa Tavares quando afirmou que Cavaco Silva é um palhaço. Exagerou. Excedeu-se. Porque Cavaco Silva é o Presidente da Repúlica e, goste-se ou não, (eu não gosto nem um bocadinho!), é a figura mais importante deste pobre país... Admiro Miguel Sousa Tavares. E, no entanto, acho-o um snob insolente, um antipático, um peneiroso com a mania da superioridade! Mas admiro-o! Pela poesia da prosa, pela inteligência, pela coragem também. Gostei de o ouvir assumir que se excedeu, concordando que deve responder por este excesso de linguagem. Fiquei, depois deste episódio, a admirar mais ainda o insuportável do MST que qualquer professor deste país despreza...

4 comentários:

  1. Eu também gosto de ler o MST, lembra-se do "Não te Deixarei Morrer, david Crocket"?Mas ele é horroroso. E é do FCP

    Ana

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo consigo!...

    ResponderEliminar
  3. Eu reconheço defeitos a MST mas, reconheço muitos mais defeitos ao PR.
    Miguel já pediu desculpas em público, foi humilde e educado, isso demonstra que reconheceu e que quis salvaguardar a reprovação (dos Pais), talvez...,mas fê-lo.Quantos de nós, não teriam vontade de chamar nomes ao Sr.PR ?-Eu, bem que lhe dizia umas quantas!
    Estão a dar muita ênfase ao assunto, com tanto problema que o PR deixou que aparecesse ao longo do seu reinado...

    ResponderEliminar
  4. Depois do que ele disse dos professores, recuso-me a ouvir ou ler esse senhor. Faltaram-lhe, talvez, professores que lhe ensinassem os limites. Deve ter estudado num Colégio Privado...

    Teresa

    ResponderEliminar