segunda-feira, 20 de maio de 2013

Os Óscares

Fiquei até tarde a ver os óscares da SIC. Comecei por achar ridículos, mas a verdade é que não saí do sofá e fui vendo desfilar vestidos elegantes, figuras absurdas e sorrisos plastificados. A passagem pelo tapete vermelho deu-me vontade de chorar. Foi um desfilar de pequenez que me fez entristecer. Figuras absurdamente ridículas, como o célebre Castelo Branco, chateiam-me.
Depois, começaram os óscares e os nomeados, sem dúvida, mereceram as honras. (Como muitos outros que, não sendo nomeados, os mereciam também.) Os nossos artistas surgiram com força, enviando recados para políticos que parecem ter definitivamente ensurdecido. Foram quase unânimes os pedidos para que não sufoquem definitivamente a cultura e eu gostei da autenticidade dos mesmos.
Do que não gostei, mas não gostei mesmo, foi da horrorosa "novela" a que chamaram "Avenida Portugal!"... Ver gente como a dona Júlia estridente a fingir que representa é, para mim, denegrir o que é a representação! Foi pena porque, sem este episódio, os óscares teriam sido pobrezinhos, mas nossos, representando a nossa honesta pequenez, e a nossa enorme Alma!

3 comentários:

  1. A avenida Portugal mostrou o que há de mais piroso e mesquinho em termos de representação... aquela Júlia estridente incomoda e julga-se superior... coitada!
    De qualquer modo a nossa cultura de teatro, cinema, ou outras representações não fica atrás do que se faz noutros sítios...
    Vivam os artistas portugueses!

    ResponderEliminar
  2. Eu não vi isso porque não suporto a Bárbara Guimarães!

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Eu não vi.
    Mas respeito o que se faz em Portugal, respeito os nossos jornalistas,apresentadores regra geral, embora aceite que uns são mais afectados que outros...,o pessoal das novelas, que os há já com talento; os mais antigos, ainda muito mais....etc.Só não percebo é aquela coisa de meterem meia dúzia de pessoas dentro duma casa e a malta, «alguma» a espreitar lá para dentro. Fico sempre baralhada. Nunca chego a conclusão nenhuma. E o tal do Castelo Branco, lá está - é convidado para eventos porquê? Coitado! ...(não fica mal a quem o convida?)

    ResponderEliminar