sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ERA PARA SER

Devia ser, mas já não é, feriado. Dantes, este era o dia de pedir os santinhos, de pegar numa sacola e bater às portas, de fazer broas de mel (tão boas) e de servir ao lanche papas de milho. Era tempo de ver as ruas cheias de miúdos barulhentos, de encher de flores os cemitérios e de começar a pensar no Natal... Agora, nada é assim. Os santinhos já não se pedem, os diabinhos estão sempre presentes, os mortos não têm direito a homenagem especial, e a vida segue sem nada que marque os tempos. Sei que tudo muda, Camões bem afirmou que "Mudam-se os Tempos, mudam-se as vontades", mas, ainda assim, olho com estranheza este destruir de marcas que, para mim, faziam parte integrante da cultura portuguesa.
É muito tarde na noite, uma enxaqueca terrível impede-me de dormir, e eu oiço nos tempos idos as vozes mudas de um Passado com sentido e que, paradoxalmente, em mim é um presente de saudade.

2 comentários:

  1. Era o Pão por Deus... agora é o Pão que o diabo amassou... outros tempos... outras vontades... ironias...

    ResponderEliminar
  2. O senhor/a comentador/a anónimo/a deve ter, a ver pelo comentário que faz, nascido antes do 25 de Abril! Nessa altura sim é que muitos portugueses "comiam o pão que o diabo amassou". Se tivesse tido colegas na primária, como eu tive, que iam descalço para a escola, chovesse que nevasse... acharia que hoje o pão é de Deus!

    ResponderEliminar