quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O EXAME

Tenho estado calada, lendo e ouvindo, tudo o que ao exame dos professores diz respeito. Em princípio, parecia-me uma aberração, mais uma, inventada por este ministro Crato que tanto me desiludiu. Depois, o tempo foi passando, as coisas foram-se esclarecendo e, hoje, mais do que uma aberração, acho uma estupidez total! Avalia-se o quê? A capacidade de redigir uma composição de 300 palavras, ao estilo da velha escola primária? Exercícios de escolha múltipla do tipo testes psicotécnicos? 
Das duas uma: ou o senhor ministro acha que as Universidades são mesmo péssimas, e então devia fechá-las; ou acha que os professores são doidos e, nesse caso, devia fechar as escolas para proteger as crianças. 
Este exame não humilha os professores, como dizem os sindicatos. Na minha opinião, de professora (incompetente e louca, porque não fiz o tal exame mágico), este exame humilha e agride o país inteiro. Humilha os alunos, que vêem postos em causa os seus educadores; humilha os pais, que entregam os filhos a loucos potenciais; humilha o país, que deixa as novas gerações entregues a perigosos psicopatas, talvez. 
Este exame só não humilha o governo, nem o Ministro de Educação. A esses, bem pelo contrário, certifica-os. Atesta, oficial e publicamente, a sua incapacidade para governar a sério, para valorizar um Povo que é GRANDE, para valorizar a imagem de uma classe que, a baixo custo (vergonhosamente baixo), tem permitido que o país cresça e que os jovens possam sair daqui preparados para vingar no estrangeiro!

5 comentários:

  1. Já foi avaliado o grau de escolaridade do primeiro-ministro?
    Acho que chumbava, se fizesse um exame desses...
    Com burros assim... como "áde" o país ir para diante! Este exame não "trás" qualquer mais valia nem melhoria ao ensino...

    ResponderEliminar
  2. Luisa, ainda não consegui tomar uma posição quanto ao tal exame, umas vezes penso que sim outras vezes que não!
    Porém há dois dias dei por mim a pensar que sim, e explico o contexto: eu raramente vejo televisão para lá do telejornal da noite pois não suporto telenovelas e muito menos "reality shows". Porém um dia destes aconteceu eu ficar um pouco mais tempo ligada e dei comigo a ver o " Quem quer ser milionário " e não é que uma jovem que se disse licenciada em Comunicação, por uma Universidade que não retive, e com mestrado em andamento não sabia, entre as quatro hipóteses que lhe eram dadas quem reinava quando o Marquês de Pombal era primeiro ministro!! Requerida uma qq ajuda passou à questão seguinte que também errou pois não sabia que Budapeste era a capital da Hungria!! Está jovem saiu de uma Universidade!! Será que se pode confiar em todas as Universidades?

    Pelo que conto e por outras ignorâncias de que vou tendo conhecimento, continuo sem opinião formada embora saiba, obviamente, que estes casos não serão felizmente a regra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dalma, Eu sei que há universidades péssimas. Mas não seria mais razoável avaliar as Universidades com seriedade? Acha que um professor, por exemplo licenciado pela Nova, com Mestrado via ensino, profissionalizado, a dar aulas há cinco anos, melhora o seu desempenho com este exame? eu também hesitei mas, agora, já não tenho dúvidas sobre a vergonha que é este exame.

      Eliminar
    2. Pois Luisa, por haver duas faces da moeda é que eu me declaro definitivamente sem opinião!

      Eliminar