domingo, 10 de novembro de 2013

RANKINGS

Já foram publicados os rankings das escolas e, na segunda-feira, vão sobrepor-se à vitória do Benfica sobre o Sporting. E eu acho que o derbi é muito mais importante! Porque é bom quando o Benfica vence, dá-nos alegria, permite-nos sorrir e até, para os mais entusiastas, gargalhar. Os rankings, pelo contrário, fazem-nos entristecer (mais ainda) por vermos certificada e comprovada a ideia de que há dois países, o dos ricos e o dos pobres, e que na escola pública, mais gritante se estiver localizada no interior, o insucesso continua a ser muito. A realidade já é conhecida, mas as medidas eficazes e reais continuam por aparecer. 
Antes Jorge Jesus, do que Nuno Crato. O primeiro, na sua ridícula existência, ainda consegue umas vitorias para alegrar os adeptos...

3 comentários:

  1. Os rankings comparam o incomparável... os que têm mais possibilidades, com os impossibilitados... os felizes, com os infelizes... os cultos, com os incultos... uma sociedade capaz, com uma sociedade incapaz...

    ResponderEliminar
  2. Luisa , já me reformei há 7 anos mas ainda não consigo ficar indiferente à publicação dos "rankings", melhor, fico irritada e ainda mais quando ouço uma irritante locutora dar ênfase a essas diferenças! Tanta demagogia! Como querem comparar o desempenho de crianças de bairros desfavorecidos, e não só materialmente, com crianças de pais que já eles foram bons alunos e hoje profissionais de sucesso?
    Já eu dizia aos meus filhos que não faziam nada de especial em serem bons alunos já que nada lhes faltava, que só precisavam de sair de casa 10 m antes das aulas, que vinham almoçar connosco, etc. etc. Isto em comparação com muitos colegas que andavam fora de casa 8, 9, 10 horas sem tempo para estudarem!
    Será que as escolas privadas teriam o mesmo sucesso com alunos como os que têm algumas das nossas escolas? Pergunta retórica, pois sabemos que NÃO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais grave ainda, é avaliar os professores de acordo com os rankings... Quantas vezes não tem mais valor o professor que consegue ajudar o aluno a chegar ao dez, do que aquele que faz um aluno de 18 chegar ao 19??! Nem imagina a revolta que sinto. Ainda por cima, sei que estes rankings humilham os nossos alunos. É indecente!

      Eliminar