terça-feira, 5 de novembro de 2013

Relógio Mole

Acordo a meio da noite e, de luz apagada, deito mão ao relógio. As horas e os minutos estão trocados. Adormecida ainda, confunde-me o Tempo. Acendo a luz , mas já espantei o sono... Por isso, fico pensando nas horas trocadas, na moleza de um relógio que adquire outra forma e molda o Tempo ao acaso. 
O relógio mole confunde horas com minutos e, com certeza, poderá trocar tempos também. Vejo tempos de saudade feitos de alegria e presença; horas de aulas difíceis transformadas em aprendizagens entusiasmantes; momentos de dor convertidos em bem estar! Pego no meu relógio que, na sua moleza,  deixa escorrer os segundos. Fico a vê-los cair, uns atrás dos outros, num caudal de coisa nenhuma que não pára de engrossar. Reparo que os minutos seguem os segundos apressados e, ansiosa, tento encontrar forma de evitar que também as horas se vão sem que possa segurá-las. O meu relógio mole estica-se no sono interrompido, faz-se grande no sonho,  as horas dançam à minha frente na promessa da certeza inexistente de um Tempo que nunca é. Pego na correia do meu relógio mole, estico-a muito direitinha. Os minutos colocam-se em sentido, imóveis, mas os segundos traquinas não param de correr e, num instante, as horas sucedem-se assustadoramente. 
De repente, o meu relógio mole fica hirto e sonoro. Escuto uma campainha estridente, os segundos fogem apavorados e eu levanto-me para, hélas!, colocar de novo no pulso o meu relógio duro, retomando o Tempo possível.

1 comentário:

  1. A moleza do tempo é boa enquanto sonhamos, enquanto pensamos, enquanto nos sentimos abraçados, queridos e desejados... mas, mal a realidade assoma feita campainha, apito ou sirene, ou a dor de viver se sente na pele... lá volta a tempo às horas, aos minutos e aos segundos, num tique-tac apressado e avassalador...

    ResponderEliminar