domingo, 4 de maio de 2014

Dia da Mãe

Minha Nossa Senhora, Mãe das  mães

É o nosso dia hoje! Uma vez no ano, juntamo-nos numa data que, sendo Tua, é minha também. Quando era miúda, naquela idade em que, na escola, se fala da Mãe perfeita e se preparam os presentes, fazia-me confusão ver-te chorar sempre. Porque choravas, pensava, se eras Mãe e o Teu filho era perfeito? Hoje, mãe e avó, compreendo que as lágrimas no teu rosto corriam por todos, se todos somos Teus filhos. Ser Mãe é isso, não achas? Um misto de alegria total, com preocupação constante e compreensão eterna. Hoje, as tuas lágrimas são minhas também quando, vendo lá em baixo, ao longe, a tua imagem sobre o Seminário da minha cidade, recordo as minhas filhas ausentes, os meus netos abraçando as mães num espaço que já não é meu. Ser Mãe é difícil, Tu o saberás melhor que ninguém!
Já adulta, velhota mesmo, continuo sem poder avaliar o tamanho do teu sofrimento vendo o teu filho morrer. 
Mãe, é a ti que, hoje, peço força, coragem e sabedoria. Ajuda-me, aí de longe, a continuar suportando distâncias, consolando-me com a montanha de vivências felizes que constroem o meu património de afectos. Dai-me sabedoria para ignorar as mágoas, as agressões frequentes, as violências quotidianas. 
Senhora Mãe, sei que a solidão não existe porque Tu estás por aqui, porque guardo em mim os sorrisos das minhas filhas e netos. Minha Nossa Senhora Mãe, obrigada, hoje, pela Paz da Serra, pelo azul do céu, pelo verde e amarelo que tecem o meu horizonte, pela tranquilidade dos meus sentires. 

2 comentários:

  1. Mãe,
    Obrigada eu pelo exemplo que sempre me deste do que é SER MÃE!
    Obrigada pela preocupação constante, pelo mimo, pelas conversas, pela compreensão.
    Obrigada por me ensinares a ser Mãe.
    Um beijo enorme!

    ResponderEliminar