segunda-feira, 9 de março de 2015

O PARLAMENTO DOS JOVENS

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa conjunta da Assembleia da República e do Ministério da Educação que visa sensibilizar os alunos para práticas de cidadania. No fundo, os alunos debatem um tema, apresentam medidas e escolhem o melhor dos projectos, votando, em seguida, nos alunos que pensam poder defendê-lo com mais eficácia. Em teoria, tudo certo.
Há talvez sete ou oito anos que acompanho os meus alunos do Clube Europeu nesta aventura. Alguns dos que participaram já  concluíram licenciaturas e, creio, lembrar-se-ão ainda destas experiências. 
Este ano, voltei ao Parlamento dos Jovens e penso que terá sido a última vez que o fiz. A minha desilusão não tem tamanho! 
Fará sentido preparar os alunos para imitarem os erros dos adultos? Fará sentido permitir que os miúdos reproduzam aquilo que qualquer cérebro inteligente considera absurdo?!
Tenho muito orgulho nos meus alunos, tenho muito respeito por eles e, por isso mesmo, estou sempre disponível para aderir a iniciativas e projectos que me pareçam poder contribuir para o seu crescimento pleno. O Parlamento dos Jovens não é um desses projectos! E eu tenho pena que os promotores do mesmo não o repensem, não modifiquem as regras porque, repito, teoricamente ele faz sentido!!
Às vezes, muitas vezes, penso que era muito fácil fazer melhor, fazer diferente e que só falta, mesmo de verdade, vontade de pensar...

1 comentário:

  1. Há dois anos a minha neta foi em visita ao Parlamento (S. Bento), Claro que está que foram para as Galerias... O que ela me contou do que viu em alguns ecrãs dos computadores dos deputados!

    ResponderEliminar