domingo, 17 de setembro de 2017

OS GIRASSÓIS

Nos meus mais de 30 anos de ser professora - porque é uma profissão de SER - enfrentei muitos desafios, atravessei muitas mudanças. Muitas vezes, bastava que mudasse o governo para que se quisesse mudar a Escola. Compreensível, se pensarmos que é na Escola que se ajudam a formar cidadãos capazes de agir, de pensar, de contribuir no sentido daquilo que quem dirige pretende...
A par com as mudanças de políticas, sem dúvida a Escola vive as mudanças sociais. E nunca, como hoje, o mundo mudou tanto e tão rapidamente! parece-me evidente, necessário e imprescindível, que a Escola mude. Não vejo sentido em aprendizagens centradas em conteúdos, num mundo com a informação à distância de um clic. defendo, cada vez mais, uma Escola organizada em torno de cada turma, com um olhar particular a cada um dos alunos. A Escola que eu sonho é a que abre as portas às Fadas, a que escancara as janelas aos ventos de mudança e a que se alicerça em afectos. É, também, a Escola onde avaliar não é punir, excluir ou seriar. Na minha Escola, avaliar é permitir sucesso, é dar resposta, é identificar as dificuldades de cada um e apontar formas de as ultrapassar.
Para a minha Escola, quero uma avaliação rigorosa, exigente e fazedora de percursos de ser e saber. É por isso que, como muitos cientistas da avaliação, defendo que cada aluno deve saber, exactamente, o que se espera dele, num enunciado sob a forma de perfis de aprendizagens, para ser capaz de se situar em diferentes momentos. Avaliação contínua não pode, nunca, significar carregar erros mesmo que superados! Avaliar atitudes e valores não pode, na Escola de hoje, ter "pesos" como 10 ou 15%...Afinal, a primeira função da Escola é mesmo contribuir para uma sociedade mais humana, mais justa, mais equitativa e mais livre!
Sophia dizia, num dos muitos poemas fantásticos, "este é o Tempo dos chacais!". Eu, consciente da minha insignificância, afirmo que "este é o Tempo dos girassóis"

1 comentário:

  1. Luisa, gostava de voltar a ser professora mas numa escola como a imagina!

    ResponderEliminar