sexta-feira, 21 de junho de 2019

LISBOA

Lá em baixo, Lisboa. Cidade com água, muito clara, que faz a senhora inglesa, que se senta no banco ao lado do meu, exclamar- GREAT! SO BRILLIANT! - Experimento algum orgulho. 
De facto, Lisboa é uma cidade luminosa e, vista do céu, sem gente, fica mais bonita ainda. Eu, que tanto gosto de sair, o meu Pai costumava dizer que eu adorava conjugar o verbo ir..., experimento sempre uma boa sensação, uma vivência de pertença, quando aterro em Lisboa. 
É verdade que Portugal é um país com problemas, com corrupção a mais, com lixo nas ruas, com muita pobreza, impostos incrivelmente altos e serviços públicos deficientes. É verdade que a gasolina é caríssima, que o custo de vida tem subido assustadoramente. É verdade, também, que é um país de profundas assimetrias, onde o interior sofre um abandono gritante. É tudo verdade!
Mas é verdade, também, que este chão é o meu e sabe-me muito bem voltar a pisá-lo!

1 comentário:

  1. Luísa, quando ando por lá, e porque vamos sempre investigar sítios onde os turistas não vão, chego sempre pensando que não estamos assim tão mal. Lembro-me de quando fui a Ottawa( capital do Canadá) e me aventurei a lugares mais além do centro e de omo fiquei incrédula com a degradação das habitações e com as ruas com tanta falta de limpeza! Destas chagas há-as em todos os países, mesmo nos ricos! Lisboa é também assim + uma luz incomparável!

    ResponderEliminar