sábado, 11 de abril de 2009

COGUMELOS VENENOSOS

Reparei hoje na praga de cogumelos venenosos, de todas as cores, que invadiu a minha cidade. O meu país também, talvez. De manhã, ao subir a avda. Pio XII, reparei no primeiro cogumelo venenoso, terrível, berrante, agressivo, sugestivo de tragédias e de passado de má memória: - Era a doutora Ferreira Leite, ar de bruxa sem vassoura, sorriso ameaçador, anunciando eleições! Depois, ainda em choque, dei uma volta pela cidade e vi que não era exclusivo aquele cogumelo envenenado: - Há-os por todos os lados, de todas as cores, machos, fêmeas e assim-assim, gritando frases ocas, anunciando ideias gastas, apregoando desalento!
É assim a política neste Portugal: - práticas obsoletas, agressivas, desinteressantes, gastas e tristemente repetitivas!Eu não percebo esta gente, não entendo o momento (looooonnngo) que vivemos!
O mundo mudou, parece inegável, a realidade é outra, as famílias têm uma especificidade diferente, as crianças nascem a teclar, há homens que apalpam homens e mulheres que piscam o olho umas às outras e, na política, continua-se a prática de sempre, feita de slogans de nada, de esbanjamento de verbas e de falsidades assumidas. De repente, parece que o mundo entrou em rota livre e autónoma, que existe independente da humanidade, e que, para complicar tudo, os políticos sofrem de autismo generalizado!!
A política dos cartazes chateia-me. Incomoda-me e tira-me o sono! Como me tira o sono a falsidade que é a Europa. Falsidade porque não é um projecto aberto, verdadeiro e transparente; falsidade, porque se quer levar (e levam-se!) os portugueses a votar sem saberem o que realmente está em causa! Mais uma vez, e andamos nisto há mais de 30 anos, as campanhas eleitorais servem para alguns seres animados encontrarem um lugar ao sol, ou à chuva se for em Bruxelas, sem se discutirem ideias, filosofias, realidades ou sequer sonhos.
No meu país, Portugal..., o fosso entre a realidade e os políticos é cada vez maior e, infelizmente, parece ter tendência a aumentar!! Eu, amante de Camões, de Pessoa, de Garrett, de Gama, de Afonso Henriques, de D. João II, de Sophia, dou graças a Deus por a minha neta (?) ir nascer em Inglaterra!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário