domingo, 19 de abril de 2009

Mais um Período

Oiço a voz de Blimunda, os ferros de Baltazar e as rezas diferentes de Bartolomeu. Há no ar pó, é a construção do Convento!, cheira a gente e o céu carrega a maresia das ondas que, perto, lembram passados de conquistas e aventuras. Tenho frio, faz vento, o meu roupão vermelho deixa de fora a minha perna esquerda que gela. Baltazar não tinha mão esquerda, Deus também não, garante Saramago. Eu tenho mão esquerda, direita também, e as duas carregam memórias de muitas ternuras, toques ousados e texturas diferentes. Blimunda, hoje, não recolhe vontades. Estão ocas, gastas, oiço-a afirmar com tristeza, os olhos profundamente cinzentos. Sei que tem razão. As vontades, hoje, são ocas de força e sentido, vazias de energia e garra, despejadas de intensidade. Sinto a minha vontade tremer, também ela, incapaz de resistir às desilusões sucessivas, aos choques violentos com a realidade, aos naufrágios definitivos do sonho.Preparo as aulas de amanhã, aproxima-se o exame do 12º ano, é preciso marcar testes, medir, classificar. Amanhã. Hoje, Bartolomeu reza ainda. Amén.

1 comentário:

  1. Tento sempre mandar-te um comentário.
    Leio o que escreves com um sentimento de nostalgia, que tu me trazes sempre, das coisas que são verdadeiras, simples mas tão difíceis de não perder... Tens que continuar a lutar por elas porque há muita gente que necessita ouvir-te: no teu protesto e na tua grande vontade de mudar as coisas mesquinhas, contra tudo e contra todos!
    Coragem, estou copntigo!
    M.J.

    ResponderEliminar