segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Parlamento dos Jovens

Há uma iniciativa, em si mesma louvável, designada Parlamento dos Jovens, que visa colocar os jovens em situação de vivência democrática, deputados por um dia, debatendo ideias, fazendo acordos, opinando, argumentando, experimentando a Democracia parlamentar. Há anos que, com os meus alunos, adiro a esta iniciativa e, por isso mesmo, já falo dela com algum desencanto... Já ganhámos este desafio,na minha Escola. Já acompanhei os meus meninos à Assembleia da República para os ver, de casaco e todos pomposos, ocuparem as bancadas e manifestarem opiniões. Já perdi, também, este desafio e tive de suportar, e acalmar, a desilusão frustrada dos meus miúdos, a revolta, o desespero às vezes. Assim, com vitórias e erros, sempre achei que valia a pena participar e ajudá-los a tomar consciência da importância da Liberdade, do valor da Democracia, da responsabilidade de se ser cidadão.
Este ano, pela primeira vez, olho o Parlamento dos Jovens com desilusão e cansaço. Os jovens começam a criar medidas que julgam virão a ser bem aceites pelos adultos... Estes miúdos, jovens que deviam estar eivados de sonho, cedem à norma imposta, desistem da diferença, aderem à mediocridade que condenam, vivem contrasensos a que pretendem dar o nome de originalidade.
Talvez o Parlamento dos Jovens tenha esgotado as suas potencialidades. Ou talvez a Democracia não faça sentido. Ou talvez o mundo esteja louco!Ou talvez eu esteja mesmo a precisar de reforma...

1 comentário:

  1. É preciso continuar! A Democracia faz sentido sempre, como dizia Churchill, creio, é o menor dos (outros) males.
    Os jovens são sempre os mesmos, foi o que aprendi nestes anos todos.
    Não desistas! Continua!
    Bjsssss

    ResponderEliminar