quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sombras

A chuva faz música na minha janela, o vento assobia e esta orquestra não me deixa dormir. Saio da cama e fico no escuro olhando as sombras, as presenças que, com luz, não percebo. Olho as molduras e vêm momentos bons, as crianças eternas, as estadias em lugares mágicos. Gosto das muitas fotografias que ocupam cada espaço fazendo, por vezes, cair os livros ou escassear o lugar para arrumar as chaves e o telemóvel. Gosto da possibilidade de eternizar momentos de felicidade que são cada vez mais raros e rápidos. Na sombra, só a luz amarelada do candeeiro da rua ilumina a minha insónia, sinto chegarem pensares e sentires. Afasto os sentires de doer, escancaro a insónia aos sentires ternos e cúmplices. Deixo a palavra cúmplice enrolar-se-me na boca, escorrer pelo coração e envolver-me numa quentura gostosa. Saboreio-a, enrolo-me nela e apetece-me aplaudir a orquestra que, lá fora, insiste em acompanhar a minha noite. Vejo, então, chegarem as ausências. Vêm de mansinho, sentam-se a meu lado e lamento não ter acendido a lareira quando um arrepio me percorre. Peço colo às sombras visitantes e conto de sonhos, de farrapos, de espumas, de saudades, de medos, de possíveis, de impossíveis também.
Quando acordo, gelada, um novo dia está a nascer e as sombras partiram já. Na minha sala há, apenas, vestígios de uma orquestra cansada que, agora, murmura os últimos acordes. Em mim, há muito mais. Há os indizíveis, sempre.

3 comentários:

  1. soltando esses seus indizíveis peça colo às presenças, aquelas que a envolvem nessa quentura gostosa !

    ResponderEliminar
  2. Quantas vezes, no escuro da noite, quando a insónia vence a necessidade de dormir e a solidão nos faz companhia, não somos invadidos por pensares, por imaginares, por recordações, por ausências, num torvelinho perturbante e barulhento que compete, em incómodo e ruído, com o vento e a chuva lá de fora?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Lindo texto Dra. Luísa, como sempre...
    Devia ter acendido a lareira e feito um chá, bebido pela sua chávena "a Ímpar"! Sentia-se mais acompanhada.As sombras das ausências, isso é imaginação.Devia era descansar mais.
    Mas, se descansar mais, como vamos ter escritos tão saborosos? ...

    Ainda bem que tem mais animação e entusiasmo no ensino...

    ResponderEliminar