sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Palavrões

Já se sabe que as palavras são fortes. Há quem as trabalhe, quem as cante, quem as eternize, quem se envolva nelas e com elas. Eu gosto das palavras. De algumas... Porque há palavras que me incomodam. E muito! Incomoda-me, cada vez que entro nas escolas, ouvir os palavrões com que os miúdos se mimoseiam. Não consigo habituar-me a palavras que ferem! Dói-me, mas dói mesmo fisicamente, a pobreza vocabular de muitos jovens, rapazes e raparigas, de hoje. Incomoda-me ouvi-los chamarem-se por insultos, e fere-me entrar nas escolas acompanhada pelo som dos escarros que mancham o caminho. Todos os dias, cada vez mais, penso que deveria educar-se para a cidadania e para o respeito pelo outro! E todos os dias, também, sinto que esta batalha não tem tréguas... Claro que também há adultos que cultivam o palavrão. Mas esses, acho eu, já não têm cura. 
Os miúdos, pelo contrário, podem mudar! Chego a pensar que seria boa ideia instituir uma multa, ou uma coima, para quem assentar a sua oralidade no culto do palavrão....

4 comentários:

  1. Há alturas em que um palavrão descontrai. Acho eu...
    João

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo! E nos adultos pior. É uma forma de violência e, como toda a violência, revela cobardia e ignorância.
    Mª. da Graça

    ResponderEliminar
  3. É uma coisa que me irrita é ouvir palavrões a torto e a direito na boca de quem tem o hábito de os dizer. Irrita-me principalmente porque quem os diz acha-se no direito de os dizer, sem se importar com o direito dos outros de não os querer ouvir. Luto para que os meus alunos não os digam. Não aparecem muitos a dizê-los, nestas idades (1ºciclo), mas se dizem, ralho, são proibidos e faço-os perceber porquê. Creio que os alunos que geralmente os dizem, é porque os ouvem em casa (a maioria).
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  4. Os palavrões são feios em todas as idades. Mas, às vezes, um palavrãozito, assim médio...alegra-nos e descontrai-nos,quando estamos debaixo de tensão.Não há-de ser assim um pecado mortal; será mais,um pecado "benial".Toda a gente diz o"seu" palavrãozito, se calhar, até os Reverendos...,nosso Senhor me perdoe, se não!

    ResponderEliminar