domingo, 11 de novembro de 2012

Q10

A casa enche-se de conversas, de coisas para contar, de sonhos jovens e projectos de futuro. Acende-se a lareira, aquece-se o ambiente, deixa-se até o cão entrar e vai-se ficando, encompridando o serão, a imaginar amanhãs. Ecoam na memória outros tempos, outros sonhos, e afastam-se com força os farrapos de desilusões. É um tempo novo! E é preciso conservá-lo limpo do caruncho antigo, porque até as desilusões devem ser individuais. Até às desilusões, cada um deve ter direito... Oiço os mais novos planearem, vejo esboços de vidas certinhas e felizes, e calo o medo do que a vida poderá fazer com aqueles sonhos a haver. 
Conheço o sonho por dentro, mas sei bem como dói e fere a desilusão. Carrego em mim medos que calo, mágoas líquidas que tento secar. 
No meio das conversas de sonhos e projectos alheios, com um bebé a chegar e mil desejos de o acolher na tal felicidade ideal, a minha realidade é salpicada de ódio, de raiva, de violência também. 
Deve ser isto a vida, suponho: - Sonhos e desilusões, projectos e fracassos, possíveis e limitações. Deve ser, talvez, esta antítese escandalosamente cruel que nos faz envelhecer, que define os pés de galinha, que escurece o olhar. 
Com certeza, é isto o que nenhum creme rico em Q10 consegue eliminar.

9 comentários:

  1. Oh! A setôra não tem pés de galinha!
    Beijinhos e bom domingo
    Ana

    ResponderEliminar
  2. É mesmo assim a vida! Tantos sonhos, e tanta dor. Agora, em Portugal, são mais as dores do que os sonhos. Gostei de a ouvir na missa, tinha saudades das suas leituras. Cumprimentos,
    Deolinda

    ResponderEliminar
  3. Em suma, é a vida a cumprir-se com momentos de sonho e outros de grande desilusão, que sem os querermos nos 'caiem nas mãos'..

    Mil beijos

    ResponderEliminar
  4. O que é um creme Q10?
    João

    ResponderEliminar
  5. Juro que pensei que o Q10 era um QI0...
    Beijos
    Filipa

    ResponderEliminar
  6. Eu também pensei assim.Que se referia ao QI 0...
    Mas, realmente a vida é assim. É feita de sonhos e de lutas, de falhanços e concretizações.
    Que bom vir aí mais um netinho.Tudo se arranja. Se existe amor, ainda melhor. Haja alegria.
    Dantes havia pouco dinheiro, menos mimos na alimentação, menos regalias em geral, e havia, também , amor e felicidade.
    Não fique desanimada.

    E por falar em pés de galinha- eu pensava que a Dona Merkel alemoa, teria uns "sessenta e picos" de anos, mas não- sinto-me tão alegre por parecer filha dela...
    Que raça de cremes é que botará na cara??!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palavras sábias que acertam mesmo na muche:

      "Dantes havia pouco dinheiro, menos mimos na alimentação, menos regalias em geral, e havia, também , amor e felicidade."


      Eliminar
  7. Ao longo dos anos ensinaste-me a sonhar, a acreditar no sonho.Ainda hoje tu acreditas e por isso contas ao nosso Mb a história do Peter Pan e do duende que o vem visitar durante a noite. A vida também de ensinou as desilusões... mas quando se sonha, quando se acredita, tudo é possivel. Se lutarmos pelo nosso sonho,mesmo que depois venha a a desilusão, sabemos que,pelo menos, tentámos. Que pegámos o touro pelos cornos e que não ficamos sossegados a vê-lo passar! É isso que esta bebe que vem a caminho quer aprender com a avó Luisa. Com a sua ternura e as suas histórias mágicas. Porque também a ela vais ensinar o poder do sonho!
    beijos
    (desculpa a mancha preta que a Foca deixou na carpete...)

    ResponderEliminar