terça-feira, 5 de março de 2013

Vale a pena?

Está aí, de novo, a avaliação de professores. A pergunta imediata, quando se fala de avaliação de desempenho docente, é "para quê?", a outra é "como?". Procuro as respostas no vazio imenso (excepção enorme para o tempo que passo com os alunos) do meu quotidiano profissional. Começo pelo como, porque honestamente, a resposta ao para quê parece-me óbvia...
Uma vez mais, vamos ter aulas assistidas, vamos fazer teatrinhos e preencher mil grelhas com muitos quadradinhos e cruzinhas (tudo com muitos dimuitivos mesmo). Vamos escrever relatórios, vamos preencher formulários. Depois, nós avaliados, arrumamos os documentos, trocamos de escola e vamos avaliar os colegas do lado. Pasamos, num passe de mágica, de avaliados a avaliadores. No fim, propomos uma classificação e, se houver cotas, serão ratificadas as nossas propostas.
Para se avaliar um professor, diz o Ministério, basta fazer um dia de formação -  para aprender como fazer as cruzes sem sair dos quadradinhos -!
Mais uma vez, os alunos ficam de fora, não há especialistas em avaliação, misturam-se didácticas e conhecimentos científicos. Podia ser grave, esta pseudo-avaliação.
Mas, feliz ou infelizmente, é apenas ridícula porque não se traduzirá em nada! Este país de mentira continua apostado em brincar ao parece que é, mas não é!

5 comentários:

  1. Colega,
    Partilho a sua opinião. Continuamos a ser insultados como profissionais! Sinto vergonha de ser avaliadora, nomeada e forçada!

    Teresa Gomes

    ResponderEliminar
  2. Estes governantes da caca só se preocupam com caganeirices!
    Se vissem, mas era as necessidades de cada um...
    Completamente vazios!!

    ResponderEliminar
  3. E a setôra está preocupada com a avaliação?! Fui sua aluna três anos e se lhe derem menos do que EXCELENTE MAIS arranjo milhares de assinaturas a contestar! Consigo cresci, fiz-me mulher e pessoa (como sempre diz)!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto mesmo disto ! É assim que se fala, quando se reconhece que os professores "fazem" muito no nosso «EU».Gostei de ouvir,pois hoje em dia, parece-me que é raro os alunos terem capacidade de reflexão, para avaliar, o importante que é o Professor,na nossa formação, desde a 1ªclasse, ou ainda antes...
      Parabéns!

      Eliminar
  4. Professora que é que se pode esperar de um governo que tem como figura principal um ministro chamado #Relvas#, quem sabe se não devesse ser ele mesmo a fazer as avaliações e assim ficava tudo no bom caminho!!!

    ResponderEliminar