segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O VÍRUS

O Dr. Nuno Crato deve estar doente. Tem de estar doente. Só pode estar doente! Eu não consigo acreditar que uma pessoa diga tais enormidades, se contradiga com tanta frequência, legisle tantas loucuras, sem ser por motivo de doença. Deve ter sido atingido por um vírus desconhecido, capaz de esvaziar de massa cinzenta o cérebro de um qualquer mortal! Como é possível que este senhor, que defendia um ensino de rigor e qualidade, venha agora dizer que aprender inglês é facultativo,  que os exames garantem ensino de qualidade, que a escola  pública continua a ser de sucesso??
O que eu vejo, diariamente, são os bons alunos a arranjar explicações, os pais que podem a inscrever os filhos em Institutos de línguas, e a Escola Pública a tornar-se num vazio total.
Todos os anos, há cerca de dez, viajo com alunos para o estrangeiro, no âmbito do Programa COMENIUS, e sempre me dói ver que a maior dificuldade dos meus alunos, quando integrados em turmas de outros países, é exactamente o domínio do inglês, a fraca competência linguística numa língua que, hoje, é unificadora. Talvez o inglês n 1º ciclo não fosse, por vezes, de grande qualidade. Mas era, sem dúvida, uma introdução à língua! Agora, os alunos, que por acaso (ou por azar) são portugueses, vão perder essa possibilidade... Tal como os alunos do secundário, em turmas de 30!, vão perder a possibilidade de ter um ensino mais individualizado e personalizado.
O Dr. Nuno Crato, que já deve ter perdido o seu Eduquês, carece de tratamento médico urgente. Só pode!

Sem comentários:

Enviar um comentário