quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Más Pessoas

Rousseau defendia que as pessoas nascem boas, e a sociedade as corrompe. Lembro-me de estudar estas teorias quando, no liceu, tinha aulas de filosofia. Oiço ainda, vivas na minha memória, as explicações da doutora Celeste (que saudades dela!). 
Agora, perante muitas circunstâncias da vida, face a maldadezinhas requintadas e terríveis com que me tenho cruzado, concluo que Rousseau estava enganado. Há pessoas más, sim! 
Há pessoas que nascem azedas, com mau fundo, centrando a sua existência no ataque e na destruição dos outros. São pessoas que nada conseguem criar, construir. Pessoas que semeiam destruição. Se a sociedade, e a educação, influenciam? Sem dúvida que sim! É por isso que a Escola é tão importante, ou é também por isso... A Escola devia olhar os indivíduos de forma singular e trabalhar, seriamente, a sua formação social. Se o mundo, hoje, como ontem e sempre, vê grassar o ódio e a maldade, é porque há pessoas más. Estúpidas também, porque não conseguem ver para lá do seu nariz, mas, quanto à estupidez natural, pouco pode a educação...

Sem comentários:

Enviar um comentário