sexta-feira, 9 de maio de 2014

Certeza Absoluta

Lancei o desafio, que é semanal, aos meus alunos: - Redigir um texto argumentativo partindo da frase "E tenho a certeza absoluta!". Para conforto e tranquilidade minhas, muitos, quase todos, referiram o pleonasmo e partiram dele mesmo. Falaram-me do futuro, da importância das dúvidas, da fragilidade das certezas (ainda que absolutas). Alguns, claro, disseram aquilo que pensam que eu quero ler, afinal isso também é uma competência social... mas muitos foram reflexivos e, porque são miúdos de 8º ano, porque têm 13 e 14 anos, foram sinceros. 
Depois de ler os textos, fiquei a pensar também nas minhas certezas. Absoluta mesmo, a certeza de um dia encontrar a paz da morte escura. Viva ainda, as incertezas são muitas... Duvido do amor, da amizade até, do nascer do sol, da força do mar. Desfiando dúvidas, vou construindo certezas negativas. E tenho medo! Não era esta a vida que imaginava, o quotidiano que previa quando, há tempos, tinha a certeza do futuro...

1 comentário:

  1. Luisa, reafirmo aqui que é uma professora que continua a ser muito, muito criativa! Vou roubar-lhe esse desafio para propor à minha neta R (9º). Aliás já fui roubar ideias aos cadernos dos meus filhos onde estão todas as composições que fizeram consigo. Continuo a pensar que é um privilégio ser ou ter sido sua/seu aluno(a)!

    ResponderEliminar