segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

PREOCUPAÇÃO

 Dormi mal, preocupada e triste com o rumo que o meu país leva. Não, não tenho vergonha, nem estou zangada, com o meu distrito, ou com o meu Alentejo. Este é o meu chão, conheço as pessoas, orgulho-me muito de fazer parte desta comunidade onde o sol encomprida as tarde e majestosos sobreiros ponteiam os campos. Somos gente boa!

O que me entristece, profundamente, é o que, a meus olhos, parece cegueira coletiva.
Porque é que Ventura colhe tantos votos por aqui? Porque nós, alentejanos, estamos cansados de ser ignorados, porque sentimos que o 25 de Abril nos esqueceu, porque o envelhecimento cresce, porque não há trabalho, porque nem sequer temos representação, digna do nome, na Assembleia da Republica.
O Alentejo indignado deu um grito de revolta. E eu, que não votei e nunca votaria AV, compreendo.
Não acredito, sinceramente, que esta votação signifique algo mais do que revolta e mágoa.
Vergonha tenho, e muita, quando penso que apenas cerca de 1/4 dos portugueses votou em Marcelo, como eu fiz. Vergonha porque a abstenção, que os comentadores dizem ser de "apenas" 60%, denuncia um povo desinteressado, sem consciência cívica, sem interesse por aquilo que a todos diz respeito.
Eu era miúda quando aconteceu o 25 de Abril, não tenho memórias reais da ditadura, mas aprendi, na literatura e na vida, que a Liberdade é um Valor essencial. E ser Livre é votar, é pensar no quotidiano de todos, é escolher em consciência.

Penso, sincera e tristemente, que estas eleições presidenciais deviam obrigar os atores políticos a, se fossem capazes, repensarem o seu desempenho. Portugal merece bem melhor!

1 comentário:

  1. Luísa, esses 60% de abstenção não têm significado real! Porquê? Porque todo o cidadão maior de 18 anos é automaticamente recenseado, ora há no mínimo um milhão de portugueses emigrados e com CC e mts a centenas de quilómetros do consulado já que só poderiam votar presencialmente... e claro que não estão para isso. Qd estive no Canadá (2010/2011) também quis votar pelo que fui ao consulado... não me deixaram votar por questões burocráticas !

    ResponderEliminar