segunda-feira, 11 de maio de 2009

COISAS COM SENTIDO

Sempre me surpreendem, os meus alunos. Jovens com força, com querer e com CRER num futuro diferente e melhor. Foi assim hoje com o entusiasmo da Ana, com o humor inteligente do Miguel, com o sorriso tímido da Filipa, com o olhar curioso do Manel, com muitos olhos e ouvidos atentos às palavras do senhor deputado que nos visitou. Estes miúdos, as minhas crianças como gosto de dizer, mostraram que, às vezes, a Escola faz sentido. Disseram de vivências, teceram críticas, calaram, estou certa, as vozes que os intitulam de geração rasca. Se a Escola fosse sempre assim, feita de aprendizagens activas e participadas, não haveria Joões a defender o regresso à ditadura...
Hoje, numa sala fantástica da minha cidade, a Europa cresceu e fez sentido. Não fez sentido, para mim, a ausência de muitos professores, mas, como diz o povo sábio, as acções ficam com quem as pratica e quem não esteve não fez falta nenhuma. O que fez falta, e sentido, foi a competência dos meus alunos de quem tanto gosto!
Vale a pena ser professor quando as aprendizagens acontecem. Hoje, estou bem no meu papel de professora. Esqueci as enormidades do sistema, ignorei as decisões ocas da equipa do Ministério da Educação e senti que, pelos miúdos, vale a pena continuar a ser professora. Obrigada miúdos muito queridos!! Cresçam, mas, POR FAVOR!!, não deixem de ser quem são. Não percam a vossa essência, não deixem que a sociedade do nada vos formate.

Sem comentários:

Enviar um comentário