sábado, 9 de maio de 2009

DIA DA EUROPA

9 de Maio, Dia da Europa. Actividades, discursos, apelos a votos, marketing de ideias ocas. Que Europa é esta? Esta que, como há cem anos "Jaz posta nos cotovelos", pendurada da História desprezada, fitando o ocidente com cobiça, vendo o fundo roto aos bolsos e sem hipótese de exterminar a pobreza? Que Europa é esta que bate no fundo, vê crescer a violência, vê morrer no mar os que a procuram, infelizes, escravos de sonhos prisioneiros, fugitivos de uma África explorada? Que Europa é esta que se faz de instituições pomposas, de reuniões e fotografias, de pessoas importantes que parecem viver planando sobre a realidade? Que Europa é esta que tem tantas, e tão diferentes, velocidades? Que Europa é esta que não convence sequer os seus habitantes da importãncia de participarem, de votarem, de opinarem?
Oiço falar em cidadania europeia, e encolho-me. O que é ser-se cidadão de uma realidade inexistente? Como se pode ser cidadão europeu se não se pode, sequer, ser cidadão de qualidade num qualquer estado-membro?
Não confio nesta Europa de mentira, feita de gente sem razão, movida pelos interesses materiais, indiferente face a Valores humanos realmente essenciais. O meu projecto europeu não compreende as injustiças sociais, a miséria, a violência sobre os jovens que vêem hipotecado o seu futuro. Esta Europa de hoje é, para mim, um projecto falhado.
Dia da Europa? Faz-me doer...

Sem comentários:

Enviar um comentário