sexta-feira, 19 de junho de 2009

ABSURDO SUPERADO!!!

Quando me começo a convencer que pior é impossível, que o absurdo se realizou, a actualidade surpreende-me! Hoje, uma vez mais, assisti ao superar do absurdo. À estupidez certificada, à aberração feita norma! Hoje, numa interminável reunião de quatro horas de ignorância, vivi o impensável. Hoje, fui chamada a uma tarefa que ultrapassa o escandaloso! Hoje, disseram-me que todos os alunos vão ter de obter bons resultados no exame de 12º ano de português, porque me disseram que o erro era correcto, que há que ler o que não se escreveu, que é preciso desligar a forma do conteúdo. Em PORTUGUÊS!! Ou seja, se eu disser "dois eu tenho cão" a frase está, em termos de conteúdo correcta (??!!!)só a forma é que não é adequada... Perante um erro evidente, a identificação de um recurso estilístico que o não é, foi-me dito, textualmente: "O aluno identifica. Identifica é mal, mas identifica. Tem cotação." O que se passa com esta gente, com este país, com este governo?? O que o ME está a fazer é crime! Ninguém tem (ou devia ter) o direito de premiar a ignorância e ratificar o erro.
Os resultados dos exames vão ser bons, o governo e a maldita ministra vão concluir que o sucesso aumentou mas, de facto, a realidade é bem diferente...
Penso nos meus alunos. Coitados... O que eu os fiz trabalhar, como lhes exigi qualidade, como os penalizei pela expressão confusa, como lhes dei notas baixas por não saberem redigir!! Ao pé do que vi hoje, os meus alunos de sete e oito mereciam, no mínimo, dezassete ou dezoito!!
Experimento uma revolta que dói, irrita e dilacera. Dói-me a cabeça, sinto-me ultrajada. Queria poder fazer algo mais do que contar da minha mágoa. Queria ter poder para denunciar ao mundo as atrocidades culturais que o Portugal de José Sousa comete!! (Obviamente, usar o nome de um Filósofo, num caso destes, é desajustado)

Sem comentários:

Enviar um comentário