domingo, 7 de junho de 2009

FONDUE DE LAGOSTA

Ao fim do dia, depois de muita reflexão e discussão, afinal o que são competências? Será possível ensinar de facto as crianças portuguesas a ler, falar e compreender? E estratégias são só opções militares? - Aconteceu o fondue de lagosta em Porto Brandão. É um lugar lindo e pobre, miserável, a ilustrar o verdadeiro Portugal: - Uma enseada romântica carregada de lixo, um edifício em escombros, um largo com estacionamento caótico, o Cristo Rei espantado e impotente, um restaurante terno com uma oferta saborosa.
Fui de barco, um barquinho sujo e velho, partindo do Porto de Belém a esforçar-se por ser moderno, bilhetes recarregáveis, entradas computorizadas, a modernidade a tornar-se dolorosamente agressiva face aos olhares gastos, à barba suja do bêbedo que, numa cantilena incompreensível, aguardava o barco onde não entrou. Depois de dez minutos de espera, oscilando sobre o Tejo irrequieto, no barquinho quase vazio, lembrei-me de Fados conhecidos, e agradeci a ausência das ninfas que, sem dúvida, iam sentir-se muito deslocadas no Tejo actual... Num instante cheguei à enseada triste.
No restaurante, com uma travessa de boa lagosta e um prato largo de frutas coloridas, bebendo uma deliciosa sangria de champanhe (o espumante português feito pretensiosismo...), vi anoitecer sobre o Padrão dos Descobrimentos, vi acenderem-se as luzes sobre a Ponte Salazar e vi Lisboa aconchegar-se no manto negro. Podia ser uma fadista, a cidade das varinas, se em vez de lixo e miséria tivesse encontrado limpeza e harmonia.
Soube-me bem o jantar. Boa companhia, boa conversa, e eu a tentar distrair os pensares das opções dolorosas que insistiam em fazer. Porto Brandão.

Sem comentários:

Enviar um comentário