segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Exame

Amanhã acontece o exame de Português do 12º ano. Milhares de cabeças estão, a esta hora, ansiosas e baralhando conhecimentos; milhares de corações saltam de nervoso! eu, responsável também pelo êxito dos meus meninos, já sei que vou enfrentar uma longa noite de insónia... Vou pensar no João que nunca apareceu para tirar dúvidas, na Filipa bailarina que só vi uma vez, no Miguel que tem a mania de brincar com coisas sérias, no Manel que tem dias de disparate total, na Margarida que foi tia hoje e amanhã vai estar a pensar nos gémeos recém-nascidos, na Joana que está sempre na lua, no Tiago que só responde a metade do que se pede, nas Anas ansiosas, na Mariana que se perde em pormenores, na Patrícia que quer dizer tudo, na Cátia que não lê com atenção as perguntas, no Ricardo que escreve bem demais para o que o exame exige, no Eduardo que deixa passar o tempo perdido em pensamentos e rascunhos, no Fábio que redige intermináveis períodos, na Maria que amontoa tudo e escreve como quem conversa, na minha querida Ana Maria que não confia na sua competência, na Catarina que desconhece a ortografia, na..., no... em todos os meus miúdos a quem desejo o maior dos sucessos pela vida fora! Hoje, agora, com cheiro intenso a terra molhada lá fora, a terra a dizer-se viva e fértil, não consigo deixar de pensar que, apesar da importãncia do exame, me darão maior desgosto se forem más pessoas do que se forem maus alunos...
Boa sorte, miúdos!!

1 comentário:

  1. Minha querida professora, nao tenho palavras para descrever o quanto marcou esta fase da minha vida...
    Admiro a pessoa e a professora que é! agradeço-lhe por tudo aquilo que me esinou e tudo aquilo em que me ajudou, as saudades vão ficar e nunca esquecerei a FANTÁSTICA professora de português que tive a sorte de ter!
    MUITO OBRIGADA! um grande beijinho desta aluna que gosta muito de si!

    ResponderEliminar