quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O que é que isso contribui para a minha felicidade?

O mundo, o de hoje, o meu, outro não conheço, faz-se de egoísmos mascarados de socializações. Todos andamos à procura de um lugar onde o Sol, ou um raio que seja, incida em exclusivo sobre nós. Todos queremos viver bem, não ter (grandes) preocupações e, numa fórmula que para lá do vazio pode fazer sentido, queremos ser felizes. Depois, há quem assuma isto e quem, sei lá porquê (idiotice, é uma hipótese), o tente disfarçar. Eu não disfarço! Eu procuro viver de modo a concretizar sonhos e a experimentar vivências de felicidade! Claro que, diariamente, sou confrontada com chatices. Mas continuo, ora chorando, ora praguejando, ora fazendo, ora refazendo,ora rindo, ora gritando, na minha busca de realização individual. Assim, muitas vezes partilho com os meus alunos, meus grandes amigos, esta questão da necessidade de fazermos "coisas" pensando em nós mesmos, na nossa realização e felicidade. E muitas vezes também, eles não me ligam nenhuma porque, se calhar, o que eu lhes digo em nada contribui para a felicidade deles... Ora, pensando em tudo isto, decidi impôr uma norma nova nas minhas aulas: - Perante qualquer comportamento considerado, obviamente por mim!, estranho ou desajustado, vou exigir ao responsável uma reflexão sobre o contributo do mesmo na consecução da sua felicidade! É que eu acho que, num mundo onde manda a economia, se pensarmos os nossos actos numa lógica de benefício próprio podemos conseguir mudar muita coisa! Acho mesmo!!

1 comentário:

  1. Primeiro: se neste mundo manda a economia, manda mal e está na nossa mão impor que mande a moral; segundo: se fizermos as coisas numa lógica do benefício do outro -as coisas frutificam. A nossa felicidade começa com a felicidade do outro.

    Manuel Poppe

    ResponderEliminar