sexta-feira, 8 de julho de 2011

Lixo

Classificaram-nos como lixo. Pior, a nossa dívida vale lixo, menos que nada, e Portugal não parece, aos olhos das agências de rating, merecer crédito ou confiança. Penso que chegou a hora de repensarmos esta União Europeia de tão grandes diferenças, de tão escandalosas tiranias. Talvez não seja má ideia sairmos do euro, se este não se adapta à nossa realidade, se não responde às nossas necessidades, se se tem revelado castrador dos nossos sonhos e ambições. Sempre achei que esta Europa fazia pouco sentido, por me parecer uma construção anti-natural, por querer unir realidades que, historica e culturalmente, são completamente diferentes. Agora, tenho a certeza que estava certa! Para mim, a economia, essencial sem dúvida, não poderá, nunca, impor-se aos valores humanos. Olhar esta tirania da economia, que leva as pessoas a viverem cada vez pior, lembra-me as histórias de avarentos, dos forretas que amealham para, apenas, se divertirem a conferir os números dos extractos bancários indicativos do dinheiro que, um dia, quando morrerem, deixarão a quem o souber gastar. A economia não pode existir para sufocar as famílias e fazer os países pagarem juros escandalosamente altos!!
 Este modelo europeu vai falir e, acho eu, é porque o lixo não está  SÓ em Portugal...

1 comentário:

  1. Não sei se a culpa é só desta Europa desmembrada, do cada um pronto a não querer saber do outro, ou se não será um fenómeno mais global, com a América falida, a querer arranjar maneira de valorizar mais o seu dollar e a baixar a cotação do euro, uma vez que as empresas de "rating" são todas americanas, ou, pior ainda, não haverá também, ou só, um ou mais pacotes de pauzinhos chineses, daqueles que usam para comer, a encravarem, de forma subtil, as engrenagens ocidentais que nunca estiveram tão frágeis como agora.

    O lixo faz-me lembrar, também, os cacos de ontem... conseguiu apanhá-los todos ou teve que comprar um aspirador para aspirar tudo?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar