sexta-feira, 29 de julho de 2011

Tem de haver!!

Tinha sido um dia de muito calor. De calor excessivo até para o Verão, de céu limpo, ausência total de vento e com o mundo parecendo prestes a derreter-se. Bom, verdade-verdadinha, não se perderia grande coisa, pensava, olhando a chegada do anoitecer, sentada à beira da piscina. Se se derretesse a loucura vigente, seria um sossego... Por companhia, o Ducks, o cão jovem, às vezes parecendo louco nas correrias e saltos, companheiro sempre fiel. Naquele momento, na hora em que o mundo sempre pára, quando o sol recolhe os raios para ir dormir, reparou na súbita quietude do cão.
O Ducks sentou-se, virou costas e ficou observando, lá longe na linha do horizonte, bem por detrás da Serra da Penha, as pinceladas vermelhas que o Artista deixava na tela real. Ela olhou também. Não estava tranquila, feliz, sequer descansada. Mas aquele momento, aquela hora partilhada com a atenção do Ducks, fê-la pensar que tem de haver Alguma coisa, Alguém?, para além do quotidiano que a esgota. Alguma coisa talvz primitiva, mais acessível ao instinto do que à Razão.
Tem de haver um sentido, crendo ela que se faz de afectos e sentires, para justificar a Beleza pura, a quietude da paisagem, a paz que lhe secou as lágrimas incómodas.

2 comentários:

  1. Há sempre um Sentido, Alguma coisa ou Alguém que está por detrás de tudo.

    Há sempre um Algo, um Indefinido, um Etéreo que permite a explicação do não explicável, a justificação do injustificável, para dar sentido e paz ao irracional da nossa irracionalidade.

    Assim faz sentido o viver.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Querida, Os cães são seres especiais, e cada vez mais tenho certeza disso! Há Alguém... Há fé, amor, cumplicidades... e eles Também o sentem..
    Beijo enorme

    ResponderEliminar