sexta-feira, 15 de julho de 2011

Os Resultados

Foram afixados os resultados dos exames de 9º e 12º ano e gerou-se o pânico. Foram os piores resultados dos últimos 14 anos. Apetece-me dizer que, para o ano, serão os piores dos últimos 15 anos... Como professora, e de Português!, fico preocupada, mas não surpreendida, com estes resultados. Há muitos anos, talvez mais de 20, que venho assistindo ao degradar do processo de ensino e aprendizagem e, por isso, não me surpreende a constatação de que os nossos jovens são cada vez mais incompetentes no que respeita ao domínio da língua portuguesa. Hoje, os media procuram culpados, serão decerto os professores..., as escolas reflectem, os pais lamentam. Mas falta o essencial. Essencial é analisar o modelo educativo vigente, que premeia a reprodução, o mimetismo, o nivelamento pela mediocridade.Um modelo que desresponsabiliza os alunos, que assenta em aulas de apoio acrescido, em explicações, em desculpas para aqueles que, de facto, não querem aprender nem trabalhar.
Temos um sistema que aposta no facilitismo, na memorização simples, em vez de privilegiar o desenvolvimento do reciocíno, o espírito crítico, a interpretação, a diferença e a qualidade. Os alunos do secundário, quanto a mim erradamente, são treinados para resolver testes modelo, em vez de serem desfiados para a descoberta da leitura, da Arte, da estrutura de uma língua que lhes permite estruturar o pensamento e crescer! Para que so resultados dos alunos melhorem, é necessário modificar completamente este sistema idiota e oco. Todas, mas TODAS, as medidas recentemente adoptadas pelas duas ex-ministras da educação, apenas contribuiram para  piorar as aprendizagens.
Neste momento, com as pautas afixadas, é bom, também, que se reflicta sobre o que se tem feito aos professores, tornando-os marionetes de um sistema absurdo, fomentando o desinteresse pela profissão e o desamor à Escola.
Os resultados dos exames vieram, com toda a certeza, certificar a ineficácia de um sistema educativo que, a continuar, fará com que o lixo da dívida se torne, também, humano.

1 comentário:

  1. Hoje a minha mulher entrou-me em casa com as mesmas preocupações, indignada, porque sabe que vai ter que ouvir que a culpa do mau português é dos professores, do desinteresse e da falta de amor à camisola.

    Torna-se necessário rever, com determinação e com alma, a política do ensino, o modo como se deve fazer o aprendizado, o que se deve pedir, não só aos professores, mas à Escola, aos pais, aos alunos e à sociedade.

    Mais uma vez a concordar e a comungar as mesmas ideias e as mesmas preocupações.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar