domingo, 25 de setembro de 2011

Vinha Virgem

A vinha virgem já cobre os muros da minha serra. Agora, as minhas caminhadas de fim de tarde ganham novas cores, novos cheiros - é intenso o perfume das tílias -novos sentidos também. A vinha virgem é, por aqui, o bilhete de identidade do Outono. Chega, instala-se, cobre os velhos muros e eu sinto que chegou a minha estação preferida. Gosto dos vermelhos de sangue, dos dourados ricos, dos verdes que anunciam sempre novos possíveis.
Ao fim da tarde, agora com o meu velho casaco de malha, faço-me aos caminhos. Perco-me, exactamente porque preciso de me encontrar, nos percursos de pedras, vinhas, grandes castanheiros e horizontes panorâmicos. Comigo, levo apenas o telemóvel e as mil memórias. Sinto o vento, finalmente fresco, e desejo poder fundir-me nesta terra que tão bem conheço. Desejo ser como o velho muro, cobrir-me de roupagem capaz de esconder os buracos enormes que marcam a minha existência, acreditar que, para além do sangue de sofrer há, sempre, algum verde a anunciar novos possíveis. Nas minhas caminhadas, converso com esse outro eu que mora em mim e que, tantas vezes, me parece um estranho. Converso com Cristo também. Não oiço as respostas que tanto desejo, mas quero crer que Ele me ouve e, talvez, me compreende. A vinha virgem, tão bela e diversa, provoca os meus sentidos. Os meus sentires, também.

5 comentários:

  1. Pelos vistos também leva a câmara fotográfica, ou são do seu telemóvel?
    Os passeios pela serra, ou junto ao mar, têm a virtude do encontro, das conversas solitárias, dos monólogos feitos diálogos do pensamento.
    Muitas vezes servem para ajudar a arrumar a vida.
    Mas também são bons os passeios de mão dada.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Linda, a fotografia.
    Há sempre "um verde a anunciar novos possíveis", porque depois do Inverno a natureza renova-se.
    E a vida também.
    Bom Domingo

    ResponderEliminar
  3. O Outono é lindíssimo.
    A estação do ano que mais gosto.
    E a nossa zona, fica com paisagens maravilhosas nesta altura.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Querida,o que causa a vinha em ti´não é mais que uma manifestação de Deus. Ele ouve-te!! Acredita!

    ResponderEliminar
  5. Sempre a tua sensibilidade! Claro que as folhas verdes rebentam sempre! Basta não desistir e ir regando a alma... e tu sabes isso!
    A tua vinha virgem é linda. Estava a pensar "roubá-la"... Posso?
    beijo grande

    ResponderEliminar