sexta-feira, 4 de maio de 2012

Envelhecer

É um processo inevitável e doloroso, envelhecer. Envelhece-se diariamente, vendo chegar rugas, falhar as forças, diminuir a resistência. Envelhece-se quando as memórias são muitas já e tudo nos parece passado... Há só, penso eu, duas formas de envelhecer: - Aceitando ou lutando. Se a última me parece ridícula porque inevitavelmente condenada ao fracasso, a primeira pode ter, sinto eu, muito de positivo. Vejo-me a envelhecer e, simultaneamente, vejo-me a adquirir alguns privilégios: - Já não preciso de fingir que compreendo o incompreensível, já não tenho de desempenhar papéis sociais que exijam aplausos alheios e posso, hélas!, gozar o prazer de ser quem sou, de me rir de mim própria e de poder fazer (relativamente, confesso) o que me apetece. Para além disso, tenho um património de memórias que fazem inveja aos mais novos! Envelheço, eu, sem medo as rugas, sem inveja de quem festeja 30 anos, feliz por poder dizer "nada que eu não tenha já feito"...A única mágoa de envelhecer, para mim, é a ausência de pessoas que partiram. Ausência que dói sempre, MUITO, e que nenhum processo químico ou emocional pode travar.

3 comentários:

  1. Lei da vida!
    O completar de um ciclo para cada um!
    Há muitos que nunca chegam a ficar velhos por partirem mais cedo!
    Não há luta capaz, contra o envelhecimento, apenas traz angústia, revolta e fracasso.
    O melhor é ir vivendo com a alegria possível, lutando contra as intempéries, recordando em saudades as ausências e tentando conquistar a Felicidade.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Envelhecer feliz é provar que viver vale a pena !

    ResponderEliminar
  3. Envelheces,sim. Mas rodeada daqueles que te amam. Com Duas filhas que te adoram, um neto lindo e outra a caminho, e dois cães que te dão "água pela barba!". Envelhece,sim. Mas envelhece FELIZ!

    ResponderEliminar