quarta-feira, 16 de maio de 2012

Escrava hoje

Odeio o computador (hoje). É noite escura, apetece-me sossegar, ficar na cama ouvindo a música desta noite de Verão, sonhar acordada com possíveis e conquistas, e, em vez disso, estou a fazer formação. Isso! Estou a cumprir tarefas para a formação on line sobre avaliação e correcção de exames. Estou a fazer uma formação que não procurei, para a qual não me inscrevi, num modelo violento que impõe trabalho para além do razoável. É noite escura, daqui a pouco tenho de me vestir e de ir trabalhar, os meus alunos exigem de mim (com todo o direito) trabalho sério e, em vez de descansar, estou a fazer reflexões sobre temas como avaliação formativa e sumativa... Acho, sinceramente e modéstia à parte, que merecia mais respeito e consideração por parte do ministério meu patrão. É que, aprendi na escola, a escravatura já acabou!

3 comentários:

  1. A verdade é que, de uma maneira ou de outra, todos somos escravos, seja do trabalho, de um vício, de hábitos, seja do que for...

    Ninguém é totalmente livre de nada, mesmo que, um dia, "solte o grito do Ipiranga" e mande tudo às urtigas!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Le Portugal face au quotidien de l'austérité
    LE MONDE | 15.05.2012 à 12h36

    Restriction drastique des remboursements de médicaments, doublement du tarif des tickets modérateurs, difficulté d'accès aux centres hospitaliers : au Portugal, le secteur de la santé est en première ligne des restrictions budgétaires imposées en 2011 pour faire face à la crise. Le principe, inscrit dans la Constitution, du droit à la santé gratuite est désormais mis à mal. Autre exemple d'un secteur sacrifié sur l'autel de l'économie : la culture, et en particulier le cinéma. Les caisses sont vides ; aucun nouveau projet n'est soutenu. "Le cinéma portugais risque de s'effondrer", s'alarme le réalisateur Manoel de Oliveira.

    ResponderEliminar
  3. Querida colega, o que somos nós, professores, para além de escravos do ministério?? Trabalhamos horas e horas e somos mal pagos! O que nos vale? O sorriso e o olhar meigo de cada aluno!
    Coragem!!
    Beijos mil

    ResponderEliminar