terça-feira, 8 de maio de 2012

Farto de liberdade?!

Tenho, nos últimos tempos, vivido experiências quase traumáticas com os meus alunos de 12º ano. Tiram-me o sono as recentes apresentações orais que eles, a propósito do estudo de Felizmente, há luar!, têm tornado em defesa acesa de Salazar e da ditadura. Oiço-os com o coração encolhido e protesto com energia. Como é possível que jovens, (quase crianças de 17 e 18 anos), defendam Salazar e afirmem que estão fartos de liberdade, que a liberdade individual não leva a lado nenhum?!
Para estes jovens, que brevemente serão a geração de liderança, o dinheiro deve, clara e objectivamente, ser mais importante do que as pessoas, a censura tem justificação e a tortura deve ser legitimada. A bem do país, dizem-me. Começo contestanto, com calma, lembrando a História, valorizando o indivíduo, citando filósofos e pensadores, mas perco a cabeça, irrito-me e saio da aula com uma incrível revolta. O que estamos a fazer desta gente? Como estamos a educar a geração que nos vai seguir? Sei, quero crer que sei..., que é a irreverência da juventude, a mania de ser do contra. Mas sinto, e sinto bem fundo, que pode ser mais do que isso se não agirmos já!
Quando tenho alunos que me dizem, muito a sério, "estou farto de liberdade", o meu coração estala de susto!

1 comentário:

  1. É, de facto, assustador mas quero crer que tudo não passa de uma forma de protesto juvenil, pelo simples facto de se querer ser do contra...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar