sexta-feira, 11 de maio de 2012

Não vale a pena?

"Não te chateies, não vale a pena" dizem-me os colegas que comigo leccionam o Curso Profissional. E insistem: "de que adianta cansares-te, ralhares, exigires comportamentos sociais e promoveres competências? Eles são sempre aprovados, (mesmo que não saibam nada, mesmo que faltem às aulas, mesmo que sejam incorrectos, mesmo que não trabalhem, mesmo que nem cumpram os horários, mesmo que...). Eu desespero. Não é isto que se pretende dos Cursos Profissionais, não é este o meu trabalho, não é esta a sociedade que eu quero!
Creio que há uma enorme, e grave, adulteração dos pressupostos dos Cursos Profissionais e, desta vez, a culpa não é do sistema, nem é da tutela. A culpa é nossa. Dos professores que dizem que "não vale a pena", dos pais que vêem os Cursos Profissionais como ocupação de tempos livres, de algumas escolas que confundem o ensino profissional com ensino especial, da sociedade que não quer saber onde se gasta o dinheiro que todos temos de - DOLOROSA E VIOLENTAMENTE - pagar.
Não vale a pena? Para mim, ainda que isso me custe noites de insónia, relatórios intermináveis e discussões dolorosas, ainda vale a pena tentar lutar por uma sociedade mais justa e uma educação mais real!

4 comentários:

  1. Vale sempre a pena. Vale a luta para que as condições melhorem.
    Continue a lutar... Pois a sua alma não êh pequena... Êh enorme!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Querida colega, penso que agora sim tocaste num ponto fundamental e no maior dos erros que é,nos dias de hoje,cometido por nós professores e pelo sistema educativo: o ensino especial. Não se pode juntar alunos com necessidades especiais a alunos ditos normais.Não se pode ter uma turma de 24 alunos onde há alunos com outro tipo de necessidades. Acabamos por não fazer nem uma coisa nem outra. As pessoas não são todas iguais,porque é que os alunos têm de ser??
    Depois, ouve-se "a esse não podes dar negative e tens de o passar!" Então mas não era suposto sermos nós,os professores, a decidir a nota que atribuimos??
    É uma palhaçada...
    Coragem,colega! E vontade!!

    ResponderEliminar
  3. Para mim, tens toda a razão em indignares-te! Vale sempre a pena (mesmo sem saber se as almas são grandes ou pequenas - isso era com o F.P.). Vale sempre a pena porque tu acreditas que ser professor é um pouco mais do que se julga!
    Tudo deve ser tentado mesmo que pareça em vão: nem sabes (sabes!) as surpresas que na vida terás com coisas que quiseste dar aos teus alunos. Sinceramente. Do coração. Com verdade. Porque vale a pena!

    ResponderEliminar
  4. Penso, em que, como as coisas da vida estão hoje, nunca foi tão importante os cursos profissionais.
    É especialmente importante que o aluno tenha a noção do que é o trabalho, o profissionalismo, a prática, a par do curso que tirou, para se desenrascar melhor nesta ou naquela profissão, com diploma ou sem...
    Daí, já não haver tanta gente à espera, de "canudo" na mão, só a ver se vem o metier adequado ao seu grau de cultura...

    O que dizem os professores, parecendo que não, fica sempre a ressoar nas cabeças, pela vida fora...(sempre fica algo).

    Deus nos livre,que os PROFESSORES PARASSEM DE LUTAR !!
    Nós sem Pátria e depois sem professores, seríamos reduzidos a nadinha mesmo!! ...
    Os professores são ainda, uns lingotes de ouro que sobraram neste Portugal, caramba!!
    Viva a Setôra!!

    ResponderEliminar