quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ESTÓRIAS HERDADAS - 7

A SUITE
As Reuniões de Curso do meu Pai, licenciado pela Universidade de Coimbra no ano de 1951 (Curso 45/51), eram sempre acontecimentos marcantes. O local era escolhido de  um ano para o outro, no último jantar da reunião, sempre na terra onde vivia um dos membros do Curso. Acompanhei o meu Pai quase sempre, levei comigo as minhas filhas que nunca mais esquecerão, de certeza absoluta, as lições de verdadeira amizade. Um ano, a reunião teve lugar em Resende, juntinho ao rio Douro, num lugar que prometia tornar-se um cenário perfeito. Como habitualmente, ficou o médico residente no local encarregado da organização e da marcação das dormidas. Numa sexta-feira bem cedo, metemos-nos no carro rumo "lá acima" a Resende. O meu Pai, com a boa disposição que estas saídas sempre lhe davam, foi preparando as minhas filhas: - Hoje, vocês vão dormir numa Suite! Vocês nunca ficaram numa suite! É melhor do que um hotel de 5 estrelas, vão ter o rio Douro a vossos pés, vão ficar num hotel maravilhoso". As miúdas iam excitadíssimas, e a cada nova pergunta a resposta do avô era: - Vão ficar pasmadas! Nunca mais se vão esquecer!
Hotel Convento de S. Paulo (justo por antinomia)

A meio da tarde, porque antes das auto-estradas o país era maior, chegámos a Resende e, de papel na mão, lá fomos perguntando onde ficava o Hotel e a tal suite... Era quase noite quando chegámos ao destino: - Um café de estrada, cheio de camionistas, sem nada à volta, e quartos no 1º andar! A suite era um quarto com aranhas nos cortinados, lençóis que há muito não viam água e uma decoração assustadora! Havia duas camas, mas uma sobrou porque as crianças recusaram-se a dormir longe de mim. Desiludido, o meu Pai bem tentou falar com o colega que lhe disse que aquilo era uma suite, porque tinha um hall de acesso ao quarto... No dia seguinte, mudámos de hotel, fomos para Lamego e a palavra suite ganhou, nas nossas brincadeiras com o meu Pai, um novo significado... Ainda hoje, passados talvez 20 anos, as minhas filhas se riem quando ouvem falar em suite! 
Mas Resende era um lugar lindo!

1 comentário:

  1. Uma suite nas devidas proporções... Era a melhor naquele lugar por detrás do sol posto! E então, não tinha um hall de acesso? E "en suite" era o quarto... francesismos!
    Belas histórias, belas aventuras, tantas recordações...

    ResponderEliminar