quarta-feira, 7 de agosto de 2013

FRONTEIRA


Quando a UE, então CEE, aboliu as fronteiras entre os países membros, tive imensas dúvidas sobre as vantagens de tal decisão. Claro que é agora muito mais fácil ir a Badajoz, mas também é mais fácil deixar que a droga, os terroristas e afins ,entrem em Portugal. Mas não adianta reclamar sobre o leite derramado, as fronteiras foram abolidas e paciência. Eu hoje, só mesmo por antinomia, fui atacada por um imenso desejo de levantar fronteiras. Fronteiras à volta de cada um, ou pelo menos à volta de mim, de modo a ficar esquecida do linguajar alheio. Devia haver uma forma de evitar que as pessoas se metessem nas vidas umas das outras, comentassem e opinassem sobre o que não sabem, ou sobre aquilo que não lhes diz respeito! E devia, também, haver forma de limitar o "eu", de o barrar à invasão alheia que se faz, tantas e tantas vezes, de conselhos desajustados, de julgamentos ingratos e cruéis. Eu queria poder ser parte do todo sendo só eu. Eu! Ficam-me curtos os conselhos alheios, ferem-me de morte as sentenças dos outros. Queria ser uma rocha, forte, capaz de deixar que as marés sociais me passassem à volta sem fazer dano, sem deixarem crateras no meu ser...

9 comentários:

  1. A senhora tem sido uma rocha! Tem muita gente que a "comenta" mas IMENSA gente que a admira. Eu sou um desses!

    Fernando

    ResponderEliminar
  2. Mas o que seria dos pobres de espírito sem as vidas alheias?!

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Olá...
    Qualquer individuo que venha aqui para criticá-la, desde que, não seja uma simples troca de ideia política, assunto do foro universal, algum parecer sobre "ensino", enfim, uma crítica dentro de parâmetros sociais, normais,- será um individuo desinteligente, ave de arribação, calhau com dois olhos, papa-açorda, bacoco, e que não vem aqui, portanto, pelo prazer de boa leitura e de boas doutrinas, de boa e saudável troca de opiniões, normalíssimas, da vida de todos nós.Pois é assim que aprendemos e apreendemos uns dos outros, lições de vida muito ricas...,que nos ajudam a todos -então Xô pra lá!!, nestas "aves de arribação" sem miolos na tola!!
    NÂO SE DEVEM LEVAR EM CONTA!!

    ResponderEliminar
  4. Quando as vozes do povo achincalham, falam mal, cochicham, passam segredos, tentam destruir... de certeza que não são a voz de Deus, mas de gente mesquinha, invejosa, maldizente, estúpida, que não se olha ao espelho... Víboras mal encaradas, sapos peçonhentos, escória social, corja de más línguas.
    A sua pessoa ultrapassa bem todas essas coisas mesquinhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a ideia das víboras mal encaradas e dos sapos peçonhentos! Obrigada por me fazer sorrir.

      Luísa

      Eliminar
  5. "víboras mal encaradas" -gostei desta. Eu vi logo que eram mal encaradas. É que nunca vi os olhos a nenhuma, fujo logo que me lembro, que pode aparecer alguma...

    ResponderEliminar