segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

BALANÇO

Aproxima-se o final do ano e começam as retrospectivas, os balanços, o lembrar os mortos famosos, as medidas ingratas, os escândalos e as grandes festas. As televisões prolongam os noticiários repisando, no fundo, as dores. Porque são mais os maus momentos do que os bons que, normalmente, se recordam. Esta mania humana de se agarrar ao passado, como se ele fosse recuperável, é para mim difícil de compreender. Nunca gostei das Passagens de Ano, desde logo porque não gosto de divertimento imposto e calendarizado, mas também porque me assusta muito o que está para vir.  O passado não me assusta, já foi; o futuro apavora-me e, festejar a sua chegada, parece-me quase macabro. Muitas, mas muitas noites de 31 de Dezembro passei-as dormindo a partir das dez da noite e quando, bem cedo, saía de casa para a minha voltinha matinal, gostava do silêncio, do vazio das ruas, da ideia (ilusão) de só eu estar acordada no mundo e, por isso, tudo, desde a chuva ou o brilhar do sol, ser exclusivamente MEU! 
No entanto, gosto da ideia de fazer um balanço. De olhar o que fiz de bom (sim, eu também faço coisas boas!), e de repensar o que fiz de mal. Fazendo o meu balanço deste 2013, fica-me um forte sabor a amargo. Foi um ano mau. Muito mau! Apenas o nascimento da minha neta Constança valeu a pena! Este 2013, felizmente moribundo, fez-se de mal estar a todos os níveis. Socialmente, sucederam-se agressões, violentações até. Profissionalmente, o chorrilho de anormalidades foi tal, que cheguei a ter vergonha de ser professora. Politicamente, vi crescer os incapazes, vingarem os mal intencionados e enriquecerem os bandidos. Pessoal e emocionalmente, é um segredo negro que guardo para mim...
Em tempos de balanço, só me apetece pensar no futuro!

3 comentários:

  1. Até compreendo o seu pessimismo, muito realista. Mas temos de ter esperança, é só o que nos resta...
    Bom Ano!
    António

    ResponderEliminar
  2. E é no futuro que tens de pensar. A começar por este instante em que me lês, que é já futuro... e já aí vem mais... O passado apagou-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Manel mas às vezes o futuro faz-se de re-encenações do passado...
      Beijinhos

      Eliminar