quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

DISCURSOS EFICAZES

Aconteceu ontem, numa aula de 8º ano, ter realizado uma actividade de treino da competência de compreensão do oral. Porque os meus alunos são bons, (são mesmo!), ousei ler-lhes o discurso que Obama, no início do ano lectivo de 2012/13 fez aos jovens americanos. É um texto de oito páginas, utilizando exemplarmente as técnicas de redacção do texto argumentativo, e os meus meninos tinham dezoito perguntas cuja resposta dependia da compreensão da leitura. A actividade em si, correu bem. Os meus alunos estiveram atentos, e a percentagem de respostas certas foi muito elevada. 
Mas não foi a actividade em si mesma que originou esta minha reflexão. O que me tocou fundo foi o olhar atento, e brilhante, de alguns alunos. Percebi que muitas daquelas palavras, ditas do outro lado do mar, ecoavam neles. Em especial, ficaram alerta para a ideia da necessidade de treinar, treinar e falhar... Compreenderam, quero crer, que ninguém acerta à primeira, que errar faz parte da vida e que ninguém tem o direito de acusar ninguém! Penso que este texto terá reflexos no quotidiano da maioria destes miúdos e, por isso, não resisto a reproduzir um comentário que fingi não ouvir: " Precisávamos de um Obama em Portugal!"...

7 comentários:

  1. E os seus alunos têm razão, precisamos mesmo de um Obama em Portugal. Mas, se calhar, também precisamos do amor à pátria que têm muitos americanos...
    António

    ResponderEliminar
  2. Luisa, como vê há sempre turmas/alunos que nos alegram e alunos que nós marcamos positivamente PARA SEMPRE! Escrevo em maiúsculas por que tenho provas irrefutáveis disso: uma aluna que tinha sido minha há 17 anos dedicou-me a mim, simples professora do secundário, a sua tese de Doutoramento, feita na Universidade de Coimbra. Foi o ano passado a 21 de Junho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, Dalma, é o que nos vale!

      Eliminar
    2. Ontem tive o A. cá em casa (Lisboa) e falamos em si e do seu blog...

      Eliminar
    3. E ele está bem? Que saudades... Bons tempo de boas conversas e aprendizagens.
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Não sei se já lhe disse que conservo religiosamente todos os cadernos com as composições que a Luisa lhes mandou fazer, quer de um quer de outro!

      Eliminar
  3. Quando ele voltar a Portalegre temos que promover um encontro entre os dois! Ele continua a falar de si com muita ternura!

    ResponderEliminar