quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

EDUCAR

Muito se fala de educação. É um tema sobre o qual, vá a gente perceber porquê, toda a gente tem opinião e toda a gente declara certezas. Na Escola portuguesa, curiosamente, os professores, afinal aqueles que de facto devem saber sobre EDUCAÇÃO, são, por lei, minoria no Conselho Geral que deve, creio, ser o orgão principal da vida da Escola. Lá se assentam a autarquia, as empresas, os pais, os alunos, os técnicos (relativamente) operacionais, todos juntos em maior número do que os docentes. Acho esta situação, no mínimo, muito estranha. Quem regula o funcionamento das Unidades de Saúde são os doentes e as entidades externas? Quem determina o funcionamento de uma empresa são os trabalhadores e os fornecedores? Quem orienta a casa de cada um é o vizinho da porta ao lado?
Creio que o senhor ministro, que parece tão preocupado em atacar professores e Escolas, devia rever, com rigor, a forma como exige que as decisões sejam tomadas.
Não acredito numa noção de democracia onde não haja regras nem respeito pelas competências e saberes de cada um, tal como não acredito em democracias "musculadas". 
É por isso que cada vez acredito menos nesta democracia à portuguesa...

3 comentários:

  1. A sério que os professores são minoria?! Está a brincar...
    António

    ResponderEliminar
  2. Essa ideia de democracia musculada está a vingar! Cuidado!

    ResponderEliminar
  3. Eu já não sou do tempo dos ditos Conselhos Gerais , mas acho que se fosse dificilmente algum dos outros membros saberia a minha opinião pois não me parece que a minha coincidisse, a maior parte das vezes, com a desses "não pares"!

    ResponderEliminar