segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

PRIVACIDADE

Creio que a palavra privacidade vai desaparecer do nosso vocabulário. Hoje, tudo parece ser público, e conseguir reservar ao privado aspectos da nossa vida parece tarefa impossível. Claro que a internet tem muita responsabilidade , até porque não há palavras passe 100% eficazes, mas não é só da net a culpa. 
Muita gente vive, ou parece viver, de comportamentos alheios! Veja-se, por exemplo, o que aconteceu com o presidente francês que viu nos tablóides os seus amores. Parece sina dos presidentes franceses, verem publicitadas as suas paixões... Esta, surpreendeu-me. Porque eu acho François Hollande um homem absolutamente desinteressante, sem nenhum charme, sem qualquer atributo capaz de seduzir. (Mas são opiniões e, estas, não têm mesmo interesse nenhum!) O que me incomoda não são os amores, ou desamores dos outros. O que me incomoda, me chateia mesmo, é o vício de espiar a vida alheia, é a mania, doentia até, de explorar as vidas dos outros. Lady Di talvez tenha sido a principal vítima, morreu, mas muitas outras há que sofrem com esta caça ao outro.
Sinceramente, penso que devia ser respeitada a dimensão privada de todas as existências. Até das figuras públicas!
Penso na mulher de Hollande, internada com uma depressão profunda e tenho vergonha de fazer parte da humanidade dita moderna de hoje...

2 comentários:

  1. Mas o Hollande estava a pedi-las! Quem o mandou andar a "mijar fora do penico"??
    Fernando

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Luísa. A vida particular devia ser preservada.
    Lena

    ResponderEliminar