quarta-feira, 3 de junho de 2009

Tristeza imensa

Olho para dentro de mim e vejo um monte amarfanhado de desilusões e desesperanças. Olho-me no espelho e vejo as olheiras que fazem com que me perguntem se estou doente. Estou, de facto, doente. De uma doença que não passa com aspirinas, nem melhora com antibióticos, nem mata como a gripe mexicana.
A minha doença chama-se revolta sufocada! Revolta séria e funda. Revolta porque não consigo aceitar o que a sociedade está a fazer com os jovens de hoje!! Pior do que a anormalidade da avaliação dos professores, é a aprendizagem dos jovens.
Hoje, 3 de Junho de2009, numa turma de 12º ano, jovens de 17 e 18 anos insultaram-se, agrediram-se, movidos pela inveja, pela desconfiança, pelo ódio, pelo espírito mesquinho que esta sociedade promove. Jovens que, há uns anos, se uniam para puxar pelos mais fracos, agridem-se agora por décimas nas classificações finais. São jovens hipócritas, velhos por dentro, falsos e dolorosamente ajustados à sociedade actual...
Felizmente, para me animar um pouco, aconteceram momentos de afectos efectivos num almoço de despedida de outra turma. Talvez para me lembrar que a maioria não é a razão.
Como eu gosto destes miúdos! Como me dói ver raiozinhos de ódio nos olhares que deviam ser frontais e puros...Apetecia-me contar-lhes as histórias de Coimbra, memórias herdadas que me marcaram, para lhes ensinar como se constrói a essência humana, como se tece uma Amizade! O que está Portugal a fazer com a próxima geração??

3 comentários:

  1. Compreendo a tua revolta. Lembro um dia de ter ficado chocada, numa aula, quando pela prieira vez "percebi" que a solidariedade entre alunos tinha acabado: a luta egoísta por um "lugar ao sol" -só para si!-(que já não vai haver, da maneira que o neo-liberalismo nos habituou a julgar...), pela "nota" alta (perfeitamente justificada, desde que se não "atropele" o próximo!) pela ânsia da "entrada" na Universidade a qualquer preço, sem se pensar na velha "vocação" (gosto de fazer isto!), naquilo que se pensa ser bom fazer...
    Enfim, não é de hoje, mas faz sempre pena...

    ResponderEliminar
  2. A professor tem imensa razão!
    Eu, como membro desta juventude de hoje, sinto que tudo está errado e desadequado a mim...
    Não gosto, nem nunca me hei-de conformar com esta juventude "triste" à qual pertenço!
    Ah...quem me dera viver antigamente, quando se diz que existia a verdadeira cooperação, amizade e esquecer-me um pouco de toda a hipocrisia existente!

    ResponderEliminar
  3. Professora na sexta-feira à noite fiz-lhe aqui um comentário recheado de sentimentos, todo querido, mas não ficou guardado não sei porquê! Agora já não tenho inspiração. Sim porque eu só a tenho quando o rei faz anos, ao contrário de si ;)
    Se um dos seus objectivos era ensinar aos jovens seus alunos a essêcia humana, fique feliz, porque há quem tenha aprendido bastante consigo ;)
    Ah!, quanto aquele pormenor de: "Luisa... mais uma", para mim, não é mais uma Luisa, é ÚNICA!

    Agora já posso dizer o que quiser, não é minha professora!

    ResponderEliminar