terça-feira, 3 de novembro de 2009

Conquistas e Afectos

Frequentemente, na minha vida de professora, esbarro com dificuldades, com incompreensões, com desentendimentos até. Se, com os colegas, estes facto me incomodam e perturbam (às vezes muito mais do que eu desejaria), quando com alunos desesperam-me. Desde sempre, desde os meus primeiros anos como professora, que considero os alunos a minha prioridade e, sempre, me esforço e empenho para os ajudar a crescer, para os orientar, para, mais do que ensinar-lhes português, lhes ensinar a vida.
Às vezes, felizmente, as coisas resultam. E foi o que aconteceu, no último ano lectivo, com a minha turma de 12º G. Fiz, naqueles miúdos, amigos para a Vida e nunca, mas NUNCA!, me vou esquecer da Filipa, da Joana, das Margaridas, da Carolina, da Ana, do Eduardo, da Maria João, do João, do Fábio, etc. Assim, quando a Maria João, a minha MARIA!, me veio visitar um destes sábados, eu saltei de alegria! Foi um serão com o coração aos pulos, ouvindo as novidades, entusiasmada porque a minha menina se assumiu como mulher política (filiou-se e tudo), receosa porque me falou das muitas dificuldades do novo curso.
Para mim, ser professora, muito mais do que apresentar objectivos ou cumprir horários, é ser ISTO: - Criar cumplicidades, construir amizades, despertar sentidos e sentires que ajudem a mudar o mundo de amanhã que, não esqueçamos, começou ontem!!
Obrigada miúdos, por me fazerem sentir com sentido!
Obrigada Maria, por estares a tornar-te numa mulher fantástica!!!

3 comentários:

  1. Mesmo não sendo professor acredito que um dos grandes prazeres experimentados será descobrir que um aluno conseguiu ir mais longe do que lhe terão conseguido proporcionar, que são cidadãos do mundo com estruturas alicerçadas em muito do que desinteressadamente lhes doaram enquanto a sua formação foi uma cumplicidade a céu descoberto.

    ResponderEliminar
  2. Claro que é assim, Luísa! E isso dá-te uma alegria merecida. Ainda bem.
    Um beijinho amigo
    o falcão

    ResponderEliminar
  3. As amizades são melhor que o amor, pois criam-se sem dificuldades, não tem custos e duram para sempre. Não é verdade?

    Beijinho e um xi-coração cheio de carinho!!

    ResponderEliminar