sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A nódoa

Na lavandaria tentaram tudo. Três vezes levámos o vestido à máquina, mas não saíu. A nódoa nota-se e, nesta cor, pior... Ela olha o vestido com pena. Gostava dele, da cor salmão forte, do bordado a lembrar renda antiga, da saia um pouco curta, do corte clássico e confortável. Aquela nódoa, a mancha logo no decote, não dava jeito nenhum! Nem pensava, por enquanto, no dinheiro que tinha dado por ele... Que pena a nódoa. De que fora? Por mais que pensasse, que revisse e reconstruisse vivências, não conseguia identificar a causa da mancha no decote do vestido salmão. Agradeceu à funcionária da lavandaria, pendurou o plástico no automóvel e foi para casa.
Era uma tarde quente, outono tardio, e o sol aparecia manchado de nuvens negras, nódoas também. Em casa, decidiu tentar ela mesma eliminar a mancha e atacou com oxiblanca. Deixou o vestido de molho, esfregou, pô-lo a secar e, quando o retirou do estendal verificou que a manchinha tinha crescido e era, agora, uma manchazorra bem visível. Com uma fúria desiludida enfiou o vestido no lixo. Nem faria trapos dele, para não mais ter de enfrentar a perda que a desgostava.
Então, olhou-se por dentro e viu, claramente visto, que tinha a alma também carregada de manchas. De nódoas. Aqui, identificava as desilusões azedas, os falhanços gordurosos, a negrura de muitas vivências e lamentava não poder levar a alma à lavandaria... Se pudesse, enfiá-la-ia na máquina e ficaria feliz se ela encolhesse.

4 comentários:

  1. Compre tecido , o mais parecido possível, desenho o modelo e arranje uma costureira da sua confiança, e pronto...até pode ficar mais bonito...
    As nódoas da alma, também, só têm a importância que a gente lhes quiser dar.
    Vê as vinhas que se renovam? O sol também vem todos os dias, o dia também nasce todos os dias, a cigarra aparece sempre a cantar, a vida está aí...

    ResponderEliminar
  2. Muitas vezes, as nódoas da alma, transformam-se em trunfos para a vida...autênticas armas, sabedoria.São património adquirido...autênticas relíquias.
    Boa sexta-feira!

    ResponderEliminar
  3. Porque não usa um adereço por cima da nódoa, tipo uma flor, uma jóia?
    Ou, então, porque não troca ou modifica o vestido?
    Quanto às manchas da alma têm a vantagem de não macularem os vestidos... mas são sempre laváveis...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar