domingo, 18 de setembro de 2011

O Velho Convento

O velho Convento de Santo António situa-se a meio da Serra,agora quase no fim de uma cidade que insiste em crescer para o lado errado. O velho Convento, que oferece uma vista soberba, já albergou frades, já foi Colégio de muito boas memórias e, hoje, acolhe, quase com vergonha, espelhando um abandono que revolta, alguns doentes mentais. O Convento de Santo António nunca mereceu um olhar interessado dos governantes locais e lá ficou, esquecido, humilde no seu canto, espreitando por detrás das grandes árvores que, com ternura cúmplice, o vão envolvendo.
Se um dia me sair o euromilhões, juro que vou comprar o velho Convento e fazer dali uma escola de Liberdade e referência. Uma escola com lugar para as pessoas, onde não se meçam competências cívicas e pessoais com pesos de 10% (nem com peso nenhum), onde a educação sexual seja uma educação para uma sexualidade humanizada, onde haja espaço para a Arte e se valorizem as expressões.
Vejo o velho Convento todos os dias, nas minhas caminhadas, e, hoje, apetecia-me sentar-me ali, a olhá-lo, pedindo-lhe desculpa da desatenção de um colectivo que integro.
Só quero que me saia o Euromilhões!

2 comentários:

  1. Tem razão, merece mais atenção o "seu" Convento de Santo António.

    A mim, se me saísse o Euro Milhões, e se vivesse na sua cidade, iria a correr comprar o Palácio Amarelo.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Há tanta coisa desaproveitada, por esse país fora...

    Um abraço

    ResponderEliminar